InícioSérie OuroInocentesCasal da Inocentes comemora retorno à Sapucaí com figurino imponente

Casal da Inocentes comemora retorno à Sapucaí com figurino imponente

Inocentes02a 2Após dois anos de carnaval paralisado devido à pandemia do Covid-19, que impossibilitou o encontro entre os seres, a festa está de volta e neste ano de 2022, passou pela avenida no segundo dia de desfiles, a Inocentes de Belford Roxo e seu enredo que promoveu um encontro de humanidades. A escola entregou uma aula de ancestralidade na Sapucaí por meio do enredo ‘A meia-noite dos Tambores Silenciosos’.

Trata-se de um ritual que trabalha com o encontro e a troca de energias entre òrunàiyé (òrun – reino espiritual e àiyé reino da matéria). É momento sagrado para os povos de origem Banto e é òrunàiyé que o primeiro casal representou na avenida na sua apresentação no segundo dia de desfiles na Marquês de Sapucaí.

Após muita superação através de harmonia e garra, o casal formado pelo mestre-sala Douglas Valle e a porta-bandeira Jaçanã Ribeiro apresentou lindo espetáculo na avenida. Em entrevista para a equipe do site CARNAVALESCO, falaram da importância da temática.

“É uma honra estar dentro desse enredo e essa fantasia traz a lembrança de que meia noite é o começo do ritual, então hoje estamos representando o início de tudo. Muito feliz” disse Douglas.

Inocentes02c 1“Essa penumbra significa todo o nosso enredo. Significa a lembrança de que a meia noite os Tambores Silenciosos fazem homenagem aos seus mortos que sofreram no trajeto dos navios negreiros que desembarcaram no Brasil”, contou Jaçanã.

Fora a coreografia do casal, a representativa veio de forma luxuosa na fantasia de ambos. Predominantemente negras, as duas fantasias vieram com detalhes nas cores prata e azul. Também receberam um colorido especial nas abundantes penas que formavam a saia da porta-bandeira e as costas do mestre-sala. Na cabeças, os dois usaram um adereço que remetia ao fogo de uma vela . Outro destaque da fantasia está no grande relógio prateado, branco e preto que envolvia a cintura de Jaçanã. A hora registrada era a meia-noite.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...