O site CARNAVALESCO começou na noite da última sexta-feira a série “Eliminatórias”, na quadra da Porto da Pedra, em São Gonçalo. Nesta temporada abrimos uma cobertura nunca feita, que consiste na visita em todas disputas nas quadras das escolas do Grupo Especial, quando foram dias de cortes e com chaves unificadas. A primeira escola que estivemos foi no Tigre.
De volta ao Grupo Especial do carnaval carioca, a Unidos do Porto da Pedra realizou na noite desta sexta-feira a semifinal do seu concurso de samba-enredo, cinco parcerias se apresentaram e o resultado de quais irão para final será anunciado na próxima terça-feira, 22 de agosto, através das redes sociais, a grande final está marcada para o sábado, dia 26 de agosto. O Tigre de São Gonçalo levará para a avenida o enredo “O Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, de autoria do carnavalesco Mauro Quintaes, nele a vermelha e branca celebrará o saber popular utilizando o “Lunário Perpétuo”, seus ensinamentos e desdobramentos. Em 2024 a escola abrirá o domingo de carnaval. Veja abaixo a análise da apresentação de cada parceria.
Parceria de Paulinho Poeta: O primeiro samba da noite foi composto por Paulinho Poeta, André Aleixo, Muca, Barreirinha, Marquinhus do Banjo, Gugu das Candongas, Cabelinho. A parceria contou com um bom número de torcedores, a maioria deles com bandeiras e balões dourados. Apesar da animação mostrada antes do intérprete Ito Melodia começar a entoar o samba, o início da apresentação não foi potente, muito por conta de uma pirotecnia que soltava muita fumaça e atrapalhava os brincantes, porém, a medida que a fumaça se dissipou, o samba cresceu, principalmente na parte dos refrões. A parte “De São Gonçalo vem toda magia” empolgou a torcida. Apesar do crescimento visto nas terceira e quarta passadas, muito por conta da força e garra de Ito Melodia, o samba teve uma queda de rendimento ao longo da apresentação, a obra também não teve adesão dos segmentos da escola, nem mesmo do público presente. (OUÇA AQUI O SAMBA NA VERSÃO ESTÚDIO)
Parceria de Vadinho: O segundo samba da noite foi composto por Vadinho, Arlindinho Cruz, Diogo Nogueira, Zé Alex, Marcão, Robinho Porto, Denil, Claudio SG, Thierry Alves, Carlos de Solza, Fabio LS, Isaías Demócrito. Logo nos primeiros versos a adesão da torcida já se mostrou grande, todos muito animados e com bandeiras, a parceria optou por um balé coreográfico próximo ao palco. Na primeira passada, sem a bateria, o canto foi satisfatório, o mesmo foi observado durante toda a apresentação. Um dos autores do samba, Arlindinho Cruz também foi o responsável por ser o intérprete principal e deu conta do recado. Várias partes dos samba se destacaram, dentre elas o refrão principal o verso “O meu Tigre é ascendente, brincante e feroz” foi muito cantado, o mesmo aconteceu com o refrão do meio. Não houve queda brusca em outras partes e em alguns momentos foi possível observar segmentos da escola acompanhando com empolgação, como por exemplo o intérprete Wantuir e alguns diretores de harmonia. (OUÇA AQUI O SAMBA NA VERSÃO ESTÚDIO)
Parceria de Samir Trindade: O terceiro samba da noite foi composto por Samir Trindade, Breno Melo, Franco Cava, Rute Labre, Elói Ferreira, Ricardo Santiago, Nascimento. Os intérpretes Igor Sorriso e Nino do Milênio foram os responsáveis por conduzir a obra durante toda a apresentação. A torcida estava em bom número e extremamente animada, todos carregavam lenços e balançavam com empolgação, o samba possui passagens que fazem a animação contagiar, como no refrão do meio com “quem não pode com mandinga sai do carnaval” e também no refrão principal “Só sei que foi assim, está no folhetim”. Foi uma apresentação correta e sem queda brusca de rendimento, porém, não foi observado adesão dos segmentos da escola. (OUÇA AQUI O SAMBA NA VERSÃO ESTÚDIO)
Parceria de Guga Martins: O quarto samba da noite foi composto por Guga Martins, Passos Júnior, Gustavo Clarão, Lucas Macedo, Leandro Gaúcho, Clairton Fonseca, Richard Valença, Gigi da Estiva, Abílio Jr., Marquinho Paloma, Cristiano Teles e Ailson Picanço. O grande destaque da apresentação foi o intérprete Pitty de Menezes, hoje na Imperatriz, ele começou sua carreira na Porto da Pedra e durante o esquenta demonstrou estar emocionado e feliz por subir novamente no palco da vermelha e branca, o cantor contagiou o público e fez o samba ser um dos mais cantados da noite, a torcida brincou e cantou com muita garra, o verso “Vem Antonio, vem menino, seu destino é cirandar” foi entoado em ritmo de forró e a levada fez com que todos os presentes cantassem, inclusive alguns segmentos. A parceria fez uso de pirotecnias ao longo dos 20 minutos de apresentação, o que empolgou ainda mais a torcida. (OUÇA AQUI O SAMBA NA VERSÃO ESTÚDIO)
Parceria de Rafael Raçudo: O último samba da noite foi composto por Rafael Raçudo, Junior Fionda, Lequinho, Cláudio Mattos, Júlio Alves, Márcio Rangel, Jedir Brisa, R.Gemeo, Sílvio Mesquita, Anderson Lemos, Jorge Arthur e Fernando Macaco. Visivelmente foi a torcida menos numerosa, porém, isso não diminuiu a empolgação e animação, conduzido por Wander Pires, o samba se mostrou valente e com refrões fortes, a quadra já estava vazia quando a apresentação começou, mas quem estava presente gostou do que ouviu, os versos que antecedem o refrão foram cantados com muita empolgação, assim como os refrões. Ao final da apresentação foi possível notar o samba cair um pouco, mas nada que pudesse comprometer a boa passagem da obra. (OUÇA AQUI O SAMBA NA VERSÃO ESTÚDIO)
LEIA MAIS
Enredo da Porto da Pedra 2024: Proporciona uma história muito bem contada e um desfile espetacular