Por Philipe Rabelo
O carnaval do Rio de Janeiro vive um novo momento nos camarotes. Nos últimos anos, a tendência de público mudou. Hoje, os super camarotes entraram com força e oferecem inúmeras vantagens em seus espaços. Um dos principais da Avenida é o Camarote do King, que está localizado no Setor 8 do Sambódromo, área nobre da Sapucaí, e que cresceu pelo terceiro ano consecutivo em mais 200 m², totalizando uma área de 1.400 m². Com a ampliação, grandes mudanças no layout do espaço foram possíveis. A já tradicional Boate do King, que por dois anos esteve no terceiro andar, desceu para o primeiro e está com isolamento acústico reforçado. Enquanto isso, a varada com vista para Avenida também cresceu. O espaço que era destinado para boate acabou se tornando uma área gourmet, com objetivo de facilitar a logística para o jantar dos foliões.
“Estou expandindo porque eu acredito no carnaval, toda essa brincadeira é séria. Eu acredito que o país já já vai passar dessa crise, que a violência na cidade vai diminuir e os investidores vão voltar ao Rio e vão entrar no carnaval”, disse João King, empresário responsável pelo espaço.
O ingresso custa a partir de R$ 770 para sexta e sábado de carnaval e a partir de R$ 1980 para domingo e segunda do Grupo Especial. Você pode clicar aqui para comprar o seu.
O café da manhã também é uma novidade para o carnaval deste ano, assim como a expansão do King’s Spa, que em 2019 terá uma área totalmente dedicada para massagem. Maquiagem, cabelos e unhas continuam como destaques. O tema que rege a decoração de todo o camarote é a cidade italiana de Veneza, uma escolha de Dona Eliane, mãe de João King. “Quem decora o camarote, quem escolhe o tema é minha mãe, ano passado o tema foi a Índia por uma escolha exclusivamente dela”, disse João.
Desta vez, o camarote terá duas musas. Jéssica Rodrigues, esposa do cantor Latino, e Dani Bolina, ex-Panicat. Dani, inclusive, é estreante no carnaval carioca. “Nunca desfilei no Rio, mas estou há sete anos no carnaval de São Paulo. É uma honra receber esse convite do João”, afirmou.
Mesmo com a expansão, o número de pessoas por noite continua o mesmo do ano anterior. João King comenta que isso acontece porque tem uma irmã que é muito rigorosa com a organização. “A Lilian chega a ser chata, ela não gosta de tumulto, ela não quer que ninguém reclame que está cheio, que o banheiro está ruim, que o ônibus estava lotado e demorou demais, ela não quer ter reclamação de nada”, explicou.
Já uma das preocupações do próprio King é não atrapalhar os desfiles por conta da boate. Há um isolamento acústico especial para que nenhum som se propague para a Avenida. Dentro da boate há uma televisão exibindo os desfiles, cujo objetivo é situar os foliões que estão curtindo a noitada, sobre qual escola está desfilando. Em 2019 mais atrações como bandas e shows estão na programação da bote do King, mas os DJ’s continuam marcando presença. “Eu preciso agradar o público que compra. Eles pedem shows e eu coloco shows. Eu sou mais de eletrônico, mas o camarote não é pra mim”, comentou King.
Na sexta-feira de carnaval a principal atração da noite é o baile de máscaras comandado pelo Cordão do Bola Preta. Sábado é a vez de Suelen e Serginho, além do grupo The Funk! Domingo os shows são de João Gabriel e Xande de Pilares. Segunda é a vez de Latino comandar a boate do King. Na terça-feira de carnaval a festa muda de lugar, a Feijoada do King acontece no Espaço Ribalta, na Barra da Tijuca. Fechando o carnaval, no sábado das campeãs, a boate do camarote recebe o Grupo Bom Gosto e o Baile do Poderoso.
O camarote já possui cerca de 50% dos ingressos vendidos. De acordo com o produtor Tadeu Silva, a maioria desses ingressos são de clientes que já participaram em outros anos. “Hoje já estamos com 90% do camarote pronto para o carnaval, falta apenas a parte de decoração”, revelou Tadeu.
O espaço também é multifuncional. Em 2018, a equipe do King organizou três rodas de samba, uma delas acabou sendo na quadra da Estácio. As outras duas foram na Sapucaí, dentro do que é o camarote do King, e cada uma delas recebeu cerca de 600 pessoas.
“Sempre tive essa vontade de ter um camarote meu. Ia no camarote dos meus amigos, mas queria ter o meu, mas nunca tive dinheiro. É uma brincadeira um pouco cara, mas há três anos entrou a Itaipava e fizemos um camarote comercial. Do jeito que a situação está difícil, não da para deixar de vender ingressos”, explicou João King. Mas o sonho do rei do camarote é ainda mais ousado. “Eu quero mesmo é ter o setor 8 todo, mas não tiraria os jurados. Eu só preciso do primeiro e do terceiro andar”, brincou King.
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