728x90
InícioGrupo EspecialCâmara Municipal do Rio tomba a quadra da Portelinha

Câmara Municipal do Rio tomba a quadra da Portelinha

Nesta quinta-feira, a Câmara Municipal derrubou o veto do prefeito Eduardo Paes ao PL 294/17, que tomba a quadra da Portelinha, sede da Velha Guarda do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, por interesse histórico e cultural. O projeto é de autoria dos vereadores Felipe Michel, César Maia, Prof. Célio Lupparelli e Vera Lins.

portelinha
Foto: Divulgação

O tombamento impede que haja descaracterização e a mudança de função de toda a extensão do imóvel, com a finalidade de manter a exclusividade de seu propósito histórico e cultural.

A “Portelinha”, carinhoso apelido dado ao imóvel em questão, é a primeira quadra coberta de uma escola de samba no Rio e ponto de encontro de diversos sambistas do subúrbio carioca.

“A história do samba da nossa cidade passa pela quadra da Portela. É lá que a Velha Guarda se reúne para reviver momentos memoráveis e se preparar para os próximos carnavais. O objetivo deste tombamento é justamente preservar estas lembranças para que elas se perpetuem pelas gerações futuras”, disse o vereador Felipe Michel.

- ads-

Eugênio Leal: ‘Três escolas devem brigar pelo título após grande noite do Grupo Especial de Vitória’

Chegou o que Faltava, Mocidade Unida da Glória e Independentes de Boavista fizeram desfiles de alto nível e devem decidir ponto a ponto quem...

Pérola Negra vence Acesso 2 no Carnaval 2025 de São Paulo, Camisa 12 é vice e ambas vão para o Acesso 1

Por Gustavo Lima, Naomi Prado, Lucas Sampaio, Fábio Martins, Nabor Salvagnini e Will Ferreira Com o enredo “Exu Mulher” – assinado pelo carnavalesco Rodrigo Meiners....