O azul e o branco de Nilópolis vão encontrar o verde e rosa da Mangueira: no sábado, 4, a Beija-Flor vai receber a Estação Primeira para mais edição do “Encontro de Quilombos”, série de ensaios de rua com escolas de samba convidadas que vem realizando desde dezembro rumo ao Rio Carnaval 2023. O evento acontece na Avenida Mirandela, onde a “Deusa da Passarela” tradicionalmente promove seus treinos a céu aberto.

beija flor enc quilombos 2 9
Foto: Allan Duffes/Site CARNAVALESCO

A concentração do primeiro cortejo, o mangueirense, está marcada para às 18h. Em seguida, forma-se o nilopolitano, a partir de 20h. O público, como sempre, não paga nada para assistir ao espetáculo.

Batizado de “Encontro de Quilombos”, em referência às origens afro das comunidades das agremiações, o projeto já recebeu, nos últimos dois meses, Paraíso do Tuiuti, Império Serrano e Portela. A iniciativa antecedeu as reuniões das escolas no Sambódromo, elas estão participando de ensaios técnicos aos domingo, duas de uma vez (a Mangueira se apresentou por lá na semana passada e a Beija-Flor fará o mesmo em 12 de fevereiro, às 20h30m).

Este ano, a escola do município situado na Baixada Fluminense desfilará com o enredo “Brava Gente! O Grito dos Excluídos no Bicentenário da Independência”, dos carnavalescos Alexandre Louzada e André Rodrigues, em referência às parcelas da população que foram deixadas à margem da Independência do Brasil em 1822. A Mangueira, por sua vez, vai de “As Áfricas que a Bahia canta”, de Annik Salmon e Gui Estevão.