InícioEspecialBaianas do Salgueiro homenageiam Iemanjá

Baianas do Salgueiro homenageiam Iemanjá

Por Larissa Rocha

Com o enredo exaltando Xangô, o rei da justiça, O Acadêmicos do Salgueiro entrou na Avenida pediu pelo fim da impunidade. Na ala 23ª ala, as baianas louvavam Iemanjá. A roupa usada fazia homenagem à alegoria da Orixá criada por Arlindo Rodrigues no carnaval de 1969. Na época, a imagem de Iemanjá cruzou a Marquês de Sapucaí sentada sobre rosas.

Na ala, intitulada “Iemanjá – “Nega baiana…És a Rainha da Beleza Universal”, as damas do Salgueiro atravessaram o Sambódromo com uma fantasia deslumbrante, de tecido metálico, lame e organza. O espelho na mão e as conchas metalizadas na roupa ajudavam a compor o figurino.

Alexandre Neto, diretor da ala das baianas, se emocionou ao falar da ala que homenageou Iemanjá:

“Ela é a mãe da cabeça de todos, então é uma representatividade muito bonita para as baianas. Elas são as mães do samba, e hoje, durante o desfile, foram também as mães da cabeça da escola”, afirmou.

A baiana Juciara do Nascimento Santos já esteve afastada do desfile por 21 anos, mas o coração salgueirense não permitiu tanta distância, e ela voltou. Juciara, que já perdeu uma gravidez de gêmeos enquanto assistia o Salgueiro na Avenida, diz que o coração dispara quando ouve a bateria da escola. Ela não esconde a devoção e comoção ao falar de Iemanjá.

“Iemanjá, para mim, é tudo: é Iyá-Ori, mãe das cabeças, mãe de Xangô…Então, pela minha religião, ela é tudo na nossa vida, e desejo que ela molde as cabeças das pessoas para o bem, e não para o mal. Hoje em dia temos muita guerra, mas não foi com isso que Deus e os orixás nos presentearam. Pelo contrário. Eles nos deram a paz, e nós precisamos levar a vida com união e perseverança”, disse.

Cátia Ribeiro, que desfila há 15 anos na ala das baianas do Salgueiro, também relatou um pouco da satisfação de representar a Orixá:

“É uma energia muito linda! Tenho certeza que vou entrar na Avenida chorando. Primeiro, pela emoção do desfile; segundo, por vir representando Iemanjá que é uma sensação boa demais, é um presente de Deus”, disse, agradecida.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...