InícioGrupo EspecialBaianas da Viradouro celebram fantasia em homenagem à Sant'Ana, a avó de...

Baianas da Viradouro celebram fantasia em homenagem à Sant’Ana, a avó de Jesus

Por Diogo Sampaio

Viradouro03 2

As baianas da Unidos do Viradouro tiveram a missão de representar na Avenida a Sant’Ana, mãe de Nossa Senhora e avó de Jesus Cristo. Em tons suaves de rosa, azul e ouro, o figurino possuía uma estética barroca. No costeiro, as senhoras traziam uma bebê Maria de pele negra, assim como a tradição de muitas sociedades africanas, em que as mães levam seus filhos por onde forem, como forma de proteção e afeto.

Repleto de adornos e com camadas de tecido, era de se imaginar que este figurino fosse pesado. No entanto, a aposentada Benedita Ferreira, de 73 anos, garantiu que a fantasia é uma das mais leves que já desfilou.

“A fantasia é levíssima! Além disso é muito bonita e confortável. Muito boa, de verdade. É o primeiro ano que faço esse tipo de elogio para uma fantasia”, declarou Benedita, que está há 15 anos na Viradouro, sendo sete deles desfilando na ala das baianas.

Assim como a colega de ala, a também aposentada Ângela Lúcia, de 70 anos, foi só elogios a indumentária. “Essa roupa leve dá para gente fazer todo o movimento que uma baiana faz, todo giratório, para esquerda, para direita… É uma bailarina, né?! Somos chiquérrimas!”, declarou a baiana, que está há cinco anos na escola.

Viradouro03 2De família descendente do sacerdote Aarão, Sant’Ana era esposa de um santo: São Joaquim. Ele, por sua vez, era descendente da família real de Davi. Nesse casamento estava composta a nobreza da qual Maria seria descendente e, posteriormente, Jesus.

Retratada no enredo da Viradouro por ser uma figura de devoção da homenageada Rosa Maria Egipcíaca por ela, a história de Sant’Ana é desconhecida por muitos. Exceção a isso, a professora de artes visuais Juciara Muniz, de 62 anos, que é baiana há seis anos na vermelha e branca de Niterói, assegurou ter ficado feliz pela escolha da avó de Jesus ser o tema do figurino da ala.

“Maravilhoso esta escolha de tema, é uma benção. Estou me sentindo agraciada. Eu já conhecia a história dela até porque a gente na arte tem que estudar muito sobre religião. Então, vamos pegando alguma coisa, adquirindo certos conhecimentos. Agora, ainda mais pessoas vão ficar conhecendo. Isso é muito bom!”, comemorou Juciara.

- ads-

Porto da Pedra anuncia saída de porta-bandeira

A Porto da Pedra anunciou nesta sexta-feira nas redes sociais a saída da porta-bandeira, Pietra Brum. Veja abaixo o post da escola. * Seja o...

Mayara Lima lota mais de 15 turmas em tour de workshops de samba no pé na Europa

A rainha de bateria do Tuiuti, Mayara Lima, embarcará neste mês para um tour internacional de workshops. Durante aproximadamente um mês, a dançarina ministrará...

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...