Um dos momentos mais importantes e belos da festa de Catopés é o dia em que o Divino Espírito Santo tem sua procissão realizada, onde a sua corte vem trajando indumentárias de época, representando a coroação do imperador e da imperatriz do divino, com um grande auto. E é esse o dia, entre os tantos dos festejos, que foi escolhido pelo carnavalesco Thiago Martins para que fosse a fantasia das baianas de Niterói no desfile deste ano: “Catopês – um céu de fitas”.
Algumas das mães baianas de Niterói conversaram com o CARNAVALESCO sobre tal privilégio de representar esse momento tão belo dos festejos. A fé e a emoção em trazer os símbolos do Divino enquanto desfilam, incluindo uma das baianas que veio da cidade de Montes Claros.
Feliz e emocionada em desfilar por mais um ano, desta vez representando o Império do Divino, Emanuela Rodrigues, descobriu sobre a festa de catopês graças a escola, e anseia um bom desfile: “É um momento de fé. Espero que a gente consiga desfilar e ganhar. Venha a ser um momento realmente emocionante pra gente”.
Guiomar Teixeira estreia pela Niterói, voltando a desfilar por uma escola depois de anos auxiliando a filha, a Porta-Bandeira Thainá Teixeira, e apesar do cansaço, ela vem trazendo a indumentária com muita força para a Sapucaí. Aos sessenta e cinco anos, gostou muito da fantasia representar um momento de fé importante para o enredo: “Adorei a sensação da fantasia, é maravilhosa! Eu queria vir falando de fé”.
“É maravilhosa essa sensação de vestir essa fantasia hoje, não vejo a hora de desfilar, e arrebentar. É um reino para mim, sem dúvida, um reino poderoso”, Maria Valdelúcia, baiana de quarenta e oito anos começou falando da emoção de representar a coroação do imperador e imperatriz do divino: ” A fantasia é muito bem elaborada, não é pesada, tô me sentindo a própria rainha.
Uma das baianas, Marinete Silva dos Santos, de quarenta e seis anos, é de Montes Claros, terra da festa de Catopês, e vem desfilar pela primeira vez na Marquês de Sapucaí: “Para mim é uma grande satisfação estar aqui. Fui convidada, eu sou dos pertêncios Catopês de Montes Claros, e para mim estou muito emocionada de fazer parte, para mim é uma festa maravilhosa. Estou aqui, fui convidada e estou aqui participando”, falou emocionada, e continuou recordando a data dos festejos como um dos mais importantes para ela e para a região da cidade, e a possibilidade de representá-la na avenida também marca para ela um novo dia especial: “Para mim é marcante essa data , que é a primeira vez que eu estou participando, vim de Montes Claros. Pra mim é uma emoção incrível”. Ao trazer a indumentária do Divino a estreante sente o coração bater mais forte: “É, eu estou muito emotiva, eu me sinto honrada por estar aqui participando e estou emotiva muito muito mesmo”.