InícioGrupo EspecialAtual vice-campeã do carnaval, Viradouro vive grande expectativa para definição da ordem...

Atual vice-campeã do carnaval, Viradouro vive grande expectativa para definição da ordem dos desfiles

No próximo carnaval, a Vermelha e Branca de Niterói levará para a avenida o enredo “Arroboboi Dangbé”, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon

Atual vice-campeã do carnaval e líder do ranking da Liesa, a Unidos do Viradouro vive grande expectativa para o sorteio da ordem dos desfiles para o carnaval de 2024, a ser realizado nesta terça-feira. No próximo carnaval, a Vermelha e Branca de Niterói levará para a avenida o enredo “Arroboboi Dangbé”, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, segmentos da escola comentaram sobre a expectativa para a definição da ordem dos desfiles para o carnaval de 2024. Rumo ao quarto carnaval na Unidos do Viradouro, o carnavalesco Tarcísio Zanon vive grande expectativa para o momento que, para ele, define a estratégia da escola para o próximo ano.

Foto: Allan Duffes e Nelson Malfacini/site CARNAVALESCO

“A expectativa é sempre enorme, a gente sabe que é um momento importantíssimo do carnaval, que define estratégias e como a gente vai levar esse próximo carnaval. Eu costumo dizer que no pré-carnaval existem três momentos muito importantes: A escolha do enredo, pois quando definimos o enredo, é o que vai realmente contar essa nova história, nova página do carnaval; A escolha do samba, que é de extrema importância, como isso vai ser cantado na avenida e o momento do sorteio, que vai definir destinos. A expectativa é sempre a melhor possível, coloco na mão de papai do céu para que ele sempre nos dê o destino correto, independente do dia”, afirma Tarcísio.

Desde o carnaval de 2018 na Viradouro, a porta-bandeira Rute Alves, que dança ao lado do mestre-sala Julinho Nascimento, irá novamente em busca dos 40 pontos no carnaval de 2024. Para ela, a principal expectativa para o sorteio da ordem dos desfiles deve caber o carnavalesco da Vermelha e Branca, Tarcísio Zanon, responsável por toda parte plástica do desfile.

“Eu sei que faço parte de um jogo, onde sou uma peça dentre outras e todas são importantes, por isso minha expectativa é o que for melhor para escola. Penso que o principal artista para se fazer a escolha tanto do dia qto do horário, e até mais o horário é o Tarcísio por conta de toda plástica criativa do desfile, por isso a minha torcida é para a torcida da escolha do Tarcísio”, comenta Rute Alves.

Outro grande interessado na definição da ordem do desfile da Unidos do Viradouro é mestre Ciça, comandante da bateria Furacão Vermelho e Branco. “A minha expectativa é boa, de a gente tirar uma posição mais ou menos no meio do desfile, da noite”, disse mestre Ciça.

Domingo ou Segunda-Feira?

Uma das grandes questões que dividem os sambistas na definição da ordem dos desfiles é a definição do dia: Domingo ou Segunda-Feira de carnaval. Apesar da clara preferência pela segunda-feira de carnaval, como a maioria dos sambistas, o carnavalesco Tarcísio Zanon e Mestre Ciça relembram o título da Viradouro no carnaval de 2020, conquistado como a segunda escola de domingo.

“Eu já tive esse estigma de ser na segunda-feira, mas eu acho que com o tempo e o resultado que a gente teve no carnaval de 2020 e a Viradouro tem feito grandes carnavais também no Domingo, eu perdi esse estigma. Mas, é claro que a gente sempre espera uma boa colocação, em um momento em que a Sapucaí está mais cheia, mais quente e tudo isso é definido nesse sorteio”, reforça Tarcísio Zanon.

Foto: Allan Duffes/Site CARNAVALESCO

“A preferência sempre é segunda-feira, isso já é tradicional entre os sambistas. Mas, não quer dizer que vai ser campeã do carnaval, pois a Viradouro já foi campeã sendo a segunda de domingo, isso é relativo. Nós preferimos sempre a segunda-feira, pois ganhamos um dia a mais”, completa mestre Ciça.

Na Viradouro, no entanto, a porta-bandeira Rute Alves diverge da preferência pela segunda-feira de carnaval. Rute, porém, também entende ser parte de uma grande equipe e apoia a decisão e preferência da escola.

“Eu prefiro o domingo. Os dias que antecedem o desfile são mais intensos e desgastante do que todo o processo, por isso prefiro o primeiro dia para se ter um alívio da realização do trabalho feito o quanto antes, mas repito, sou uma peça dentro de um grande tabuleiro de jogo, portanto me rendo a preferência da escola”, ressalta Rute Alves.

Definição do Trabalho

A definição da ordem dos desfiles é o pontapé inicial para definição de uma série de detalhes no trabalho dos segmentos da escolas de samba para o carnaval de 2024. Para o carnavalesco Tarcísio Zanon, da Viradouro, por exemplo, o sorteio afeta toda a estratégia da escola para o desfile a ser apresentado.

O mestre de bateria da atual vice–campeã do carnaval, mestre Ciça, é outro a definir detalhes do trabalho apresentado pela Furacão Vermelho e Branco a partir do sorteio da ordem. Segundo Ciça, a terceira posição da segunda-feira de carnaval é uma ordem boa para o seu trabalho.

“Define muito o trabalho, você se prepara para um dia de desfile e se, por exemplo, for a última, você precisa trabalhar em cima disso, pois pode estar amanhecendo o dia, é uma coisa muito importante. Prefiro a segunda-feira, sendo a terceira, acho que é uma ordem boa”, afirma.

Superstições

No dia do sorteio da ordem dos desfiles, cada sambista tem a sua superstição para a definição da ordem preferida para sua escola. Não é diferente para o carnavalesco Tarcísio Zanon e a porta-bandeira Rute Alves, que revelam suas superstições para a melhor sorte da Vermelha e Branca de Niterói.

“Minha superstição é básica, acendo minha vela em casa, procuro deixar ela sempre acesa com um copo d’água e na hora do sorteio, eu cruzo os dedos para que seja a bolinha correta, o momento correto e para que tudo dê certo”, revela Tarcísio.

“Sou uma pessoa de muita fé. Peço a minha fé para que consigamos a melhor posição de acordo com a vontade dela”, comenta Rute Alves.

- ads-

Excelência consecutiva no Salgueiro! Nota 80 em Harmonia, Alemão do Cavaco fala do trabalho no carro de som da escola

O samba-enredo do Salgueiro foi muito comentando no pré carnaval, sendo considerado um dos melhores da safra de 2024. A obra ganhou popularidade após...

Unidos de Vila Isabel abre inscrições para cursos gratuitos na quadra

A Unidos de Vila Isabel já está com inscrições abertas para a nova fase do projeto social conduzido por meio do Instituto Celeiro de...

‘Roteiro dos Desfiles’: 15 anos promovendo o carnaval da informação’

O Roteiro dos Desfiles vestiu a fantasia e trouxe seus destaques para mais uma edição exclusiva da publicação mais querida da Sapucaí. Celebrou seus...