InícioEspecialAsa Norte é campeã do Grupo Especial de Brasília

Asa Norte é campeã do Grupo Especial de Brasília

Antes da paralisação, a agremiação vinha de um tricampeonato consecutivo. Sendo assim, ele alcançou o tetracampeonato

Após nove anos sem desfiles, Brasília consagrou a Asa Norte, mais uma vez, a campeã do Grupo Especial. Antes da paralisação, a agremiação vinha de um tricampeonato consecutivo. Sendo assim, ele alcançou o tetracampeonato. Ela somou 268,4 pontos. Em segundo lugar terminou a Águia Imperial com 267,2. Aruc ficou em terceiro com 267,1. A Vila Planalto e Bola Preta ficaram na última e penúltima posições, respectivamente.

asa2
Fotos: Gustavo Lima/CARNAVALESCO

Como foi o desfile campeão

Com o enredo “Mulheres pretas do Brasil”, a escola levou um forte desfile para a avenida com um grande contingente e destaque para o conjunto impecável dos quesitos. A comissão fazia um lindo ato cênico. Como o enredo se tratava de mulheres pretas, componentes da ala faziam danças e encenavam em volta de uma personagem que representava uma Preta Velha. A integrante, vestida toda de branca e com manta cinza, estava com uma bengala. Ora ficava presa em uma jaula, simbolizando o sofrimento. Sem dúvida, foi a comissão de frente mais impactante do Grupo Especial.

asa1

O abre-alas teve um grande contraste esteticamente. Muita iluminação vermelha na parte debaixo junto com as esculturas. No centro havia um navio. Provavelmente simbolizando os negreiros, com a chegada delas no Brasil, a princípio como escravas.

Entre todas as escolas que passou na avenida, a Asa Norte foi a que apresentou o samba mais forte. Mesmo assim, igualou o nível de canto da ARUC, que é a grande adversária para vencer o carnaval.

Em análise na cabine central, o casal de mestre-sala e porta-bandeira fez um desempenho para lá de satisfatório. A coreografia dentro do samba respeitou toda a melodia e fez sentido com a letra, além dos giros horário e anti-horário que a dupla realizou.

asa3

Vale ressaltar que devido ao enredo, várias mulheres pretas foram homenageadas no desfile, como Alcione, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, entre outras.

- ads-

Vigário Geral brilha no Estrela do Carnaval com prêmios e celebra as apostas feitas na equipe

A Vigário Geral foi uma das grandes vencedoras da premiação do Estrela do Carnaval 2025, conquistando as placas de "Melhor Comissão de Frente" e...

Mocidade Unida da Mooca celebra aniversário e presidente diz que escola está preparada para abrir a sexta em 2026

A quadra da Mocidade Unida da Mooca foi palco, no último sábado, da celebração de seus 38 anos, com apresentações das coirmãs Barroca Zona...

Mangueira embala novo ciclo com reeleição de Guanayra Firmino e projeto ambicioso para 2026

A Estação Primeira de Mangueira já traça seus próximos passos com entusiasmo após a reeleiçao da presidente Guanayra Firmino para mais três anos de...