A Mocidade Independente de Padre Miguel, sem dúvida, é uma das maiores escolas de samba do carnaval. A torcida é gigantesca. Apaixonada! Porém, não é segredo que os três últimos desfiles (2022, 2023 e 2024) foram aquém do esperado. É duro o torcedor ler isso, mas não seria injustiça se a Verde e Branco tivesse caído em 2022 ou 2023. O desfile de 2024 não foi tão crônico, mas ainda fora do patamar que a escola pode dar ao seu componente. Não acredito no “caça às bruxas” em Padre Miguel. Tenho convicção que a gestão focada em resolver todas etapas para o sucesso de um desfile no pré-carnaval é o remédio para devolver ao Independente o sabor de disputar no topo do Grupo Especial.

marcia renato mocidade
Foto: Maria Clara Marcelo/CARNAVALESCO

Dois quesitos são de confiança da escola. A bateria, comandada por mestre Dudu, é segura e trabalha com eficiência. O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diogo e Bruna, também entrega resultado bom para Mocidade. Porém, faltou neste ano a escola “entregar” pontuação em outros quesitos, por exemplo, Alegorias, Comissão de Frente e Fantasias (apenas um 10 em cada em 24) e Enredo (nenhuma nota 10 em 24).

Assim, a virada de chave está na contratação dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage. A chegada dos artistas mexeu com o inconsciente independente. Remeteu aos momentos de glória, os desfiles inesquecíveis, o protagonismo no carnaval. A dupla conhece demais o visual que o torcedor gosta e quer ver novamente no conjunto de alegorias e fantasias.

A divulgação do enredo “Voltando para o Futuro – Não há limites pra sonhar” para 2025 não foi um boom de sucesso. Houve apreensão e críticas nas redes sociais. Ainda não faço esse coro. Acho muito cedo. É preciso esperar o andamento do trabalho e a passagem na Sapucaí. Imagino uma ida ao passado, relembrando momentos para construção do futuro. Se isso acontecer realmente não haverá limites para o Independente sonhar.

mocidade25

Agora, se isso será verdade, existe um ponto que acho fundamental para construção do desfile. A dupla terá totais condições de desenvolver todo o projeto? Haverá recursos no período ideal para que o trabalho tenha fluência, não gere desespero e nem o falatório prejudicial no pré-carnaval? A gestão, se for eficiente, não tenho dúvida, devolverá o protagonismo para Mocidade. O trabalho tem que ser incansável. O patrono Rogério Andrade parece estar mais presente. Isso acontecendo na prática o caminho da Mocidade promete ter um final feliz em março de 2025.

marcia renato lage
Foto: Wagner Rodrigues/Divulgação Mocidade

Temos mais de um mês para o início da disputa de samba. A obra de 2024 caiu nas graças do torcedor. Os julgadores não tiveram a mesma opinião. A escola recebeu duas notas 10, uma 9.8 e outra 9.9. É aguardar para ver como será a safra de 2025. O entrosamento do intérprete Zé Paulo com a bateria está garantido. O cantor teve um “casamento perfeito” com toda comunidade.

Achei a avaliação da Harmonia pesada, com uma nota 10, duas 9.9 e uma 9.8. O componente cantou e o carro de som, na minha avaliação, teve um bom trabalho no desfile. Dois julgadores questionaram o andamento, um citou alas que não cantaram, o que definitivamente não concordo, principalmente, porque é impossível identificar isso lá do alto da cabine e na distância para pista dos desfiles. Por isso, não considero que o quesito Harmonia seja de preocupação para Mocidade. A Evolução, talvez, mas também será para todas, afinal, teremos mais uma cabine de jurados e haverá quatro paradas no desfile.

mauro mocidade
Foto: Maria Clara Marcelo/CARNAVALESCO

Para o carnaval do ano que vem, a Mocidade volta a ter um diretor de carnaval e não mais uma comissão. Para mim, uma medida certa da direção. Nada contra os profissionais que estiveram até o desfile de 2024, mas a chegada de Mauro Amorim, um torcedor declarado, competente, campeão na Viradouro e na Imperatriz, traz um acompanhamento próximo de todas etapas do pré-carnaval.

O coreógrafo Marcelo Missailidis também chegou para comandar a comissão de frente. Ele vem de desfiles na Imperatriz. Parece motivado. O trabalho em 2024 na escola leopoldinense recebeu duas notas 10 e duas 9.9. Porém, a expecativa do público e analistas era de uma apresentação mais arrebatadora e não foi correspondida. Aguardar como será o trabalho em parceria com Renato e Márcio Lage.

contratados mocidade
Foto: Wagner Rodrigues/Divulgação Mocidade

Abrir os desfiles na terça-feira de carnaval, data inédita no Grupo Especial, pode ser uma boa para Mocidade. Ela já terá visto oito escolas passarem pela Sapucaí nos dois primeiros dias. Mas nada adiantará se o trabalho de casa, ou seja, durante o pré-carnaval não for realizado com eficácia. Ano passado, eu escrevi que não era mais possível aceitar pedido de desculpas da direção, mas foi dado o voto de confiança do componente. Houve melhora. Ainda pouca para o tamanho da Mocidade. Após a quarta-feira de cinzas o clima de frustação do torcedor foi visto nas redes sociais.

Boneco mocidade
Fotos: Divulgação/Mocidade

Se a direção da Mocidade for tão assertiva como aconteceu com a liberdade dada ao departamento de marketing, sem dúvida, o melhor trabalho nos últimos anos no Grupo Especial, o Independente voltará a sorrir, não apenas nos ensaios de rua, nas listas de reproduções dos sambas, mas principalmente no desfile, consequentemente, no resultado na quarta-feira de cinzas. Dessa forma, a volta ao passado proprocionará a reconexão da Estrela Guia com os primeiros lugares na classificação do carnaval do Rio de Janeiro.

Em parceria com marca de material esportivo, Mocidade vai recriar camisa do Independente Futebol Clube

Vice-presidente da Mocidade fala em novo momento da escola: ‘mais organizada e mais planejamento’

Primeiro casal da Mocidade Independente de Padre Miguel tem nova coreógrafa para o Carnaval 2025

Diretor fala do pioneirismo da Mocidade ao abrir a nova terceira noite de desfiles do Grupo Especial em 2025