InícioSérie OuroSereno de Campo GrandeApostando na mescla entre juventude e experiência, Sereno grava faixa da Série...

Apostando na mescla entre juventude e experiência, Sereno grava faixa da Série Ouro em ano de retorno para Sapucaí

Dez anos é o tempo em que o Sereno de Campo Grande está afastado da Marquês de Sapucaí. Após o título da Série Prata, a Azul e Branca da Zona Oeste ganhou o direito de voltar a pisar no sambódromo, buscando não apenas fazer aquele bate e volta, mas permanecer, se estruturar, desenvolver processos para no futuro poder sonhar com voos mais altos da Coruja, animal símbolo da agremiação que figura inclusive no pavilhão. O título do enredo é “4 de dezembro” e está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Thiago Avis, que está no Sereno desde o carnaval passado. A ideia é apresentar a festa de Santa Bárbara, que toma as ruas do pelourinho no final do ano, encontrando espaço no maior espetáculo da terra, a partir do encontro de duas forças unidas por um raio, pelas batalhas e pela devoção. Sobre este retorno à Avenida, o presidente Carlos Alberto “Galego” informou que pensa em fazer um trabalho para que a escola possa permanecer no grupo e crescer.

Fotos: Lucas Santos/CARNAVALESCO

“A expectativa é a melhor possível, muito trabalho, com toda a dificuldade que o carnaval tem, para a gente, para todas as coirmãs, mas eu tenho certeza que nós vamos fazer um bom carnaval. O desejo da comunidade é que a gente não chegue, depois de 10 anos, para fazer aquele bate e volta. Estamos vindo com tudo para ficar e valorizar cada vez mais a Série Ouro”, promete o mandatário.

E para vencer este desafio, a aposta da agremiação é a mistura da experiência de quem já está no Sereno há algum tempo, como o cantor Antônio Carlos Sampaio, com aqueles jovens talentos que chegam para somar, como por exemplo, o intérprete Igor Pitta. Antônio foi intérprete da Azul e Branca entre 2006 e 2013, e retornou ao posto em 2022. O experiente cantor tem ainda passagens por Renascer de Jacarepaguá, Vizinha Faladeira e Acadêmicos do Engenho da Rainha. Em conversa com o site CARNAVALESCO durante as gravações do álbum da Liga Rj, Antônio falou sobre sua relação com Pitta que vem desde o Engenho da Rainha e se disse feliz com o momento da escola.

“A minha parceria com o Igor está sendo maravilhosa, até porque eu estou um pouquinho na história dele, nos conhecemos em disputa de samba da Mangueira, e começamos a conversar, na época eu era o cantor principal da Acadêmicos do Engenho da Rainha e levei ele para lá. Três anos depois, eu já tinha saído e ele se transformou no cantor da agremiação. E segue a carreira dele, tenho muito orgulho de ver ele no carro de som da Beija-Flor. E fico feliz de ele sempre lembrar de mim. Acho que estamos fazendo um trabalho muito bom, vai ficar melhor ainda, um trabalho no crescente”.

O samba foi produzido sob encomenda pelos compositores Cláudio Russo,Jaci Campo Grande, André Baiacu, Sérgio Alan, Beto BR, Fabinho, Marcelinho, Fábio Bueno, Reinaldo Chevette, Aurélio Brito e Laio Lopes. O intérprete Antonio Carlos falou mais sobre a obra que o Sereno vai levar para a Sapucaí.

“A gente tem um mestre à frente da confecção de samba-enredo que é o Cláudio Russo. Um cara super campeão, mais o Sérgio Allan, campeão na Unidos da Tijuca em outros momentos. O samba do Sereno briga por todos os prêmios que tiver. A gente está muito feliz com isso, essa volta do Sereno será ainda mais triunfal pelo samba-enredo poderoso que temos em mãos. O pessoal da Marquês de Sapucaí tem motivo para chegar mais cedo e curtir a abertura do sábado de carnaval com o Sereno. Será uma abertura grandiosa”, aposta o cantor.

Chegando à agremiação para o Carnaval 2024 e trabalhando em paralelo com o carro de som da Beija-Flor, onde é apoio, Igor Pitta chega ao Sereno já com a experiência do desfile de 2023 pela Em Cima da Hora que lhe rendeu bastantes elogios. O jovem cantor falou mais sobre a recepção da agremiação e o trabalho com o Antônio Carlos.

“Fui muito bem recebido pela escola, pela direção de carnaval, presidente, direção de harmonia, o Sereno é uma grande família, a gente está pronto para encarar esse desafio na Marquês de Sapucaí. O trabalho é simples, eu e o Antônio já nos conhecemos há muito tempo e a divisão é simples, só deixar o ego de lado, fazer o trabalho como deve ser feito e fazer um ótimo trabalho. Pode ter certeza que a faixa do Sereno será um acontecimento especial do CD”, promete o intérprete.

Mestre Vinícius revela ligação antiga com a escola

Outro ponto em que o Sereno apostou em uma renovação foi na bateria. Após alguns carnavais com Celsinho do Repique, a Swing da Coruja trouxe o mestre Vinícius, que, indiretamente, pela família, já possui uma história com a agremiação.

“Meu pai foi mestre de bateria do Sereno de Campo Grande nos anos de 2012 até 2014, mestre Marquinhos, então eu já tenho essa ligação com escola, estivemos ajudando neste trabalho naqueles anos, tem uma galera da escola que já me conhece, é mais fácil trabalhar. A recepção foi calorosa, minha chegada acho que agradou a comunidade, cheguei com a minha equipe e os ritmistas estão vindo, estão participando. Fica mais fácil trabalhar com o apoio de todos”.

Com o samba divulgado em agosto, o trabalho maior agora foi adaptar a obra ao trabalho de bateria que é recente, pois mestre Vinicius chegou há poucas semanas na agremiação. O comandante da Swing da Coruja, no entanto, garante que o trabalho para a gravação da faixa foi bem feito e que agora o foco está em ajustar o ritmo para a Sapucaí.

“O trabalho que a escola está fazendo é um trabalho de renovação, de segmentos e fui contratado, fui procurado para trazer uma renovação para a bateria, uma outra galera para somar no trabalho. A proposta é bem simples da escola. A gente vai procurar ousar um pouco, mas tudo dentro do que pede, procurar tudo na medida ‘certinha’, para a gente não tentar inventar muita coisa. A gente vai vir compacto, mas valorizando o ritmo, bem bonito mesmo, valorizando o som da bateria.Tivemos dois ensaios até o dia da minha apresentação como mestre, no dia 21 de outubro, e esses ensaios também focaram na gravação. A partir de agora vamos procurar valorizar a batida de caixa, fazer aquele trabalho de base, com os ritmistas da casa, passando uma proposta nova de trabalho”, esclarece o mestre.

Diretor dá ênfase a animação da comunidade

Campeão da Série Prata em 2023, o Sereno de Campo Grande ”fugiu” da sexta-feira, e irá abrir a segunda noite de apresentações da escolas da Série Ouro na Marquês de Sapucaí. Com aquela pressão que sempre acontece com a escola que sobe, carregando o estigma de em geral acabar retornando para o grupo de baixo, o Sereno vem apostando no trabalho com a comunidade para abrir a segunda noite da Liga RJ com bastante animação e apostando no samba para colocar o clima bem lá em cima. O diretor de carnaval André Baiacu, um dos segmentos que permaneceram do desfile passado, apontou que tem percebido um grande envolvimento da comunidade com o Sereno.

“Já nos reunimos com os diretores gerais de Harmonia e já fizemos o cronograma todo até o desfile. Já iniciamos os ensaios de canto com a comunidade e faremos três ensaios de rua em novembro, dois em dezembro e janeiro com um ensaio de rua e o ensaio técnico. A perspectiva é a melhor possível, essa nossa volta para a Sapucaí, após 10 anos fora, foi muito esperada e a comunidade está em peso nos ensaios de quadra. O trabalho está sendo bem legal, porque voltou o namoro com a comunidade. Campo Grande é o bairro mais populoso da América Latina e a comunidade está se fazendo presente”, garante o diretor.

Com o enredo “4 de dezembro”, em 2024, o Sereno vai abrir a segunda noite de desfiles das escolas da Série Ouro.

- ads-

Darlin Ferratty é a nova rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo

A Inocentes de Belford Roxo anunciou nesta quinta que Darlin Ferratty é a nova rainha de bateria para o Carnaval 2025. Veja abaixo a...

Com lema de ‘ser feliz’, casal da Dragões comemora prêmio de ‘Melhor Casal de SP em 2024’

O casal Rubens de Castro e Janny Moreno é sinônimo de simpatia na avenida, assim como são nas entrevistas com a imprensa. Com um...

Paraíso do Tuiuti realiza feijoada no dia de São Jorge

O feriado pelo dia de São Jorge será de celebração na quadra do Paraíso do Tuiuti. Na próxima terça-feira, 23, a partir das 14h,...