InícioGrupo EspecialAla 13 da Beija-Flor denunciou medida racista de embranquecimento da população

Ala 13 da Beija-Flor denunciou medida racista de embranquecimento da população

A azul e branca da baixada fez uma crítica, nesta segunda-feira feira, à imigração europeia na história do país. A medida foi uma medida racista da época como uma tentativa de embranquecimento da população. Na 13° ala, a Beija-Flor levou o tema “Cota Para Branco”, a escola mostrou que enquanto os negros sofriam com medidas proibitivas, europeus recebiam privilégios do governo brasileiro.

“O Brasil é um país historicamente castigado. […] É importante a Beija-Flor levantar essa bandeira e mostrar para a sociedade brasileira que a gente precisa falar de cotas e de tudo que a população negra sofreu. Brancos tem privilégios e os negros sofrem todos os dias,” disse Andrielly Santos, advogada, desfila há 5 anos pela escola.

A ala veio fantasiada com uma blusa branca e uma calça preta. Os componentes usavam malas brancas e sacos dourados escrito branco. Na cabeça, um chapéu preto com detalhes dourados e o rosto com uma tinta branca. Nas costas, uma capa em forma de circulo com pontas espetadas brancas e verdes.

“A crítica é muito importante, é necessária. O grito dos excluídos vem como uma forma de fazer a sociedade mudar. Acho que deveriam existir mais políticas públicas pra gente, porque o país ainda é muito desigual”, disse Diogo de Castro, designer, desfila na Beija-Flor há 3 anos.

Luciana Castro, responsável pela harmonia na escola, explicou que o rosto pintado de branco e a mala branca representa os privilégios dos brancos. “Representa o poder que brancos tem e os negros nunca tiveram. É a diferença e a desigualdade.

A Beija-Flor foi a penúltima escola a apresentar nesse segundo dia de desfile. A azul e branca deu voz aos excluídos em seu desfile nesta segunda.

- ads-

Sambistas rasgam elogios ao espetáculo ‘O Som do Morro’, de Patrick Carvalho

Durante a estreia do espetáculo “O Som do Morro”, do coreógrafo Patrick Carvalho, no SESC Copacabana, diversos sambistas estiveram marcando presença e reverenciando o...

Conheça o enredo da Acadêmicos de Vigário Geral para o Carnaval 2025

A Acadêmicos de Vigário Geral invoca as letras de Francisco Guimarães, vulgo Vagalume, jornalista descendente de escravizados que jogou luz sobre as frestas da...

Imperatriz Leopoldinense atualiza calendário de concurso de samba-enredo

Com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) indicando que o "calendário do carnaval" será antecipado em um mês, por exemplo, com os...