InícioSão PauloÁguia de Ouro comemora 47 anos e anuncia retorno de experientes profissionais

Águia de Ouro comemora 47 anos e anuncia retorno de experientes profissionais

Completados no último dia 09 de maio, a Águia de Ouro realizou a festa de 47 anos de existência no último sábado. Com direito a bolo e “Parabéns pra Você”, a agremiação do bairro da Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo, aproveitou para apresentar a equipe para o carnaval 2024. Com grande parte dos integrantes em cargos de gestão e diretoria mantidos, o retorno de dois participantes para a composição de uma Comissão de Carnaval que assumirá as rédeas da parte criativa do desfile foram os grandes presentes da noite, aproveitando o clima festivo na quadra da azul e branca.

Fotos: Will Ferrreira/site CARNAVALESCO

Velhos conhecidos

Dois dos três principais nomes criativos da Comissão de Carnaval da Águia de Ouro voltam à escola após anos de hiato. Um deles é Victor Santos, carnavalesco que assinou os desfiles entre 2006 e 2009 de maneira solo e esteve na comissão que montou os carnavais de 2000, 2001 e 2003 – os dois últimos anos, por sinal, tiveram execução da ala musical e da bateria: “De Salém a Brasília, o que vale é a bruxaria” e “A milenar cultura de um povo, quem tem olho grande já entra na China”, respectivamente.

Em 2024, completam-se quinze anos do último desfile que teve Victor Santos à frente do desfile. Ele revelou o sentimento de retornar à Pompeia: “É muito especial. Muito! Eu sou cria da Beija-Flor de Nilópolis e fazia parte da comissão de carnaval, com o Laíla e toda aquela equipe maravilhosa de profissionais. Eu resolvi vir para São Paulo e o Águia de Ouro, com o presidente Sidnei, acreditou no meu trabalho como carnavalesco solo. E, ali, foi plantada uma semente. Isso faz 23 anos, muito tempo. Hoje, você vê: agora, eu sinto que estou colhendo os frutos daquele período maravilhoso, com grandes carnavais e polêmicas – enredos como pedofilia e a bruxaria de Salém. Agora, eu volto e encontro uma Águia amadurecida, com uma estrutura maravilhosa para fazer o carnaval. A recepção, depois de tanto tempo, encontrar essas pessoas, eu sinto que é um caso de amor. Eu só tenho a agradecer, porque quando acontece um encontro como esse, é só alegria, é uma felicidade muito grande. É diferente quando a gente participa de uma escola como profissional e não conhece a escola: aqui eu me sinto parte da escola, parte dessa família. Isso conta para o desenvolvimento de um enredo que é pura emoção. Quanto mais emoção, melhor”, pontuou.

Quem também está de volta é Claudio Cavalcante. Se você não o conhece com o nome de batismo, certamente o reconhecerá pelo apelido no mundo do samba: Cebola. Participando de, ao todo, sete desfiles da escola (como carnavalesco solo em 2004, 2005, 2012 e 2013 e criando desfiles juntamente com outros profissionais em 2011, 2014 e 2015), o experiente sambista revelou que será diretor artístico.

“É especial, eu fiquei emocionado. Eu não só queria estar aqui como eu pedi para estar aqui. Dez anos depois eu volto, e eu acho que eu não consegui expressar tudo aquilo que eu queria, eu vou expressar com trabalho. Com as nossas loucuras, com as nossas teatralizações – o Águia vem bem teatralizado nesse ano a pedido do presidente. Essa equipe que ele montou é fantástica, de peso. Com essa comunidade, é só seguir o trajeto que eu acho que a gente vai chegar no nosso objetivo maior”, revelou, já contando um dos pedidos do presidente da escola, Sidnei Carrioulo Antonio.

Quem atuará de maneira próxima aos dois novos contratados é Marcio Gonçalves, que já estava na escola em 2022 como diretor de alegorias. Em declaração à comunidade, ele citou a força do barracão da Águia de Ouro e também revelou estar muito contente por ter permanecido na agremiação.

Sem comparações

Ao resgatar o passado na azul e branca de Nilópolis, onde atuou com frequência a partir de 1998 (ano em que a Beija-Flor passou a contar com uma comissão de carnaval), Victor fez questão de pontuar que o carnaval paulistano possui uma identidade própria que precisa ser cada vez mais valorizada.

“Eu não consigo fazer esse paralelo. O cenário é São Paulo, e nós temos que olhar para as nossas raízes: como surgiu o carnaval, quais são e fortalecer essas tradições, procurar uma identidade de carnaval com a cidade. As pessoas têm tentado fazer muitos paralelos entre o carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro, e o carnaval daqui é muito diferente, a começar pela moldura da cidade. No RJ há uma moldura com o Pão de Açúcar, a praia; e, aqui, temos a cidade, a modernidade, a novidade, a coisa caótica que encontra um sentido no meio dessa cidade. Esse carnaval adquire uma identidade muito diferente da que temos no Rio. Agora, a estrutura para desenvolver grandes desfiles nós já temos. Temos a Fábrica do Samba, equipamentos novos (e o Águia está se estruturando para isso) para cada vez termos carnavais mais poderosos e bem estruturados, para alcançar o nível que o carnaval brasileiro alcançou – que é muito grande”, afirmou.

Após o tão sonhado título do Grupo Especial conquistado no ano de 2020 com o enredo “O Poder do Saber – Se Saber é Poder… Quem Sabe Faz a Hora, Não Espera Acontecer”, a Águia de Ouro busca retornar ao Desfile das Campeãs. Em 2022, a Pompeia foi a sexta colocada com “Afoxé de Oxalá – No ‘Cortejo de Babá’, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas”, enquanto foi a oitava colocada em 2023 com o tema “Um Pedaço do Céu”.

Enredo para 2024

Estava previsto para a festa de aniversário da Águia de Ouro o lançamento do enredo da escola para o próximo carnaval. Ao assumir o microfone da festa, Sidnei Carrioulo revelou que “uma das revelações não poderia ser feita naquela noite”. Ao falar que tal situação envolvia o tema da agremiação, ele optou em utilizar poucas palavras e comentou que não queria gerar qualquer tipo de má interpretação. Nas palavras do comandante, dentro de “dez ou, no máximo, quinze dias”, todos saberão do enredo.

- ads-

Salgueiro anuncia saída do intérprete Emerson Dias

O Salgueiro anunciou na tarde desta quarta-feira a saída do intérprete Emerson Dias. Veja abaixo o comunicado da escola. "O G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro informa...

Série Prata: Botafogo Samba Clube e Tradição sobem para Série Ouro e vão desfilar na Sapucaí em 2025

A Botafogo Samba Clube e Tradição venceram seus dias de desfiles na Série Prata e conquistaram o acesso para Série Ouro e vão desfilar...

Mocidade anuncia renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira

A Mocidade Independente de Padre Miguel anunciou na tarde desta terça-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diogo e Bruna, para o...