InícioSão PauloÁguia de Ouro comemora 47 anos e anuncia retorno de experientes profissionais

Águia de Ouro comemora 47 anos e anuncia retorno de experientes profissionais

Completados no último dia 09 de maio, a Águia de Ouro realizou a festa de 47 anos de existência no último sábado. Com direito a bolo e “Parabéns pra Você”, a agremiação do bairro da Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo, aproveitou para apresentar a equipe para o carnaval 2024. Com grande parte dos integrantes em cargos de gestão e diretoria mantidos, o retorno de dois participantes para a composição de uma Comissão de Carnaval que assumirá as rédeas da parte criativa do desfile foram os grandes presentes da noite, aproveitando o clima festivo na quadra da azul e branca.

aguia equipe21 3
Fotos: Will Ferrreira/site CARNAVALESCO

Velhos conhecidos

Dois dos três principais nomes criativos da Comissão de Carnaval da Águia de Ouro voltam à escola após anos de hiato. Um deles é Victor Santos, carnavalesco que assinou os desfiles entre 2006 e 2009 de maneira solo e esteve na comissão que montou os carnavais de 2000, 2001 e 2003 – os dois últimos anos, por sinal, tiveram execução da ala musical e da bateria: “De Salém a Brasília, o que vale é a bruxaria” e “A milenar cultura de um povo, quem tem olho grande já entra na China”, respectivamente.

Em 2024, completam-se quinze anos do último desfile que teve Victor Santos à frente do desfile. Ele revelou o sentimento de retornar à Pompeia: “É muito especial. Muito! Eu sou cria da Beija-Flor de Nilópolis e fazia parte da comissão de carnaval, com o Laíla e toda aquela equipe maravilhosa de profissionais. Eu resolvi vir para São Paulo e o Águia de Ouro, com o presidente Sidnei, acreditou no meu trabalho como carnavalesco solo. E, ali, foi plantada uma semente. Isso faz 23 anos, muito tempo. Hoje, você vê: agora, eu sinto que estou colhendo os frutos daquele período maravilhoso, com grandes carnavais e polêmicas – enredos como pedofilia e a bruxaria de Salém. Agora, eu volto e encontro uma Águia amadurecida, com uma estrutura maravilhosa para fazer o carnaval. A recepção, depois de tanto tempo, encontrar essas pessoas, eu sinto que é um caso de amor. Eu só tenho a agradecer, porque quando acontece um encontro como esse, é só alegria, é uma felicidade muito grande. É diferente quando a gente participa de uma escola como profissional e não conhece a escola: aqui eu me sinto parte da escola, parte dessa família. Isso conta para o desenvolvimento de um enredo que é pura emoção. Quanto mais emoção, melhor”, pontuou.

Quem também está de volta é Claudio Cavalcante. Se você não o conhece com o nome de batismo, certamente o reconhecerá pelo apelido no mundo do samba: Cebola. Participando de, ao todo, sete desfiles da escola (como carnavalesco solo em 2004, 2005, 2012 e 2013 e criando desfiles juntamente com outros profissionais em 2011, 2014 e 2015), o experiente sambista revelou que será diretor artístico.

aguia equipe21 2

“É especial, eu fiquei emocionado. Eu não só queria estar aqui como eu pedi para estar aqui. Dez anos depois eu volto, e eu acho que eu não consegui expressar tudo aquilo que eu queria, eu vou expressar com trabalho. Com as nossas loucuras, com as nossas teatralizações – o Águia vem bem teatralizado nesse ano a pedido do presidente. Essa equipe que ele montou é fantástica, de peso. Com essa comunidade, é só seguir o trajeto que eu acho que a gente vai chegar no nosso objetivo maior”, revelou, já contando um dos pedidos do presidente da escola, Sidnei Carrioulo Antonio.

Quem atuará de maneira próxima aos dois novos contratados é Marcio Gonçalves, que já estava na escola em 2022 como diretor de alegorias. Em declaração à comunidade, ele citou a força do barracão da Águia de Ouro e também revelou estar muito contente por ter permanecido na agremiação.

Sem comparações

Ao resgatar o passado na azul e branca de Nilópolis, onde atuou com frequência a partir de 1998 (ano em que a Beija-Flor passou a contar com uma comissão de carnaval), Victor fez questão de pontuar que o carnaval paulistano possui uma identidade própria que precisa ser cada vez mais valorizada.

“Eu não consigo fazer esse paralelo. O cenário é São Paulo, e nós temos que olhar para as nossas raízes: como surgiu o carnaval, quais são e fortalecer essas tradições, procurar uma identidade de carnaval com a cidade. As pessoas têm tentado fazer muitos paralelos entre o carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro, e o carnaval daqui é muito diferente, a começar pela moldura da cidade. No RJ há uma moldura com o Pão de Açúcar, a praia; e, aqui, temos a cidade, a modernidade, a novidade, a coisa caótica que encontra um sentido no meio dessa cidade. Esse carnaval adquire uma identidade muito diferente da que temos no Rio. Agora, a estrutura para desenvolver grandes desfiles nós já temos. Temos a Fábrica do Samba, equipamentos novos (e o Águia está se estruturando para isso) para cada vez termos carnavais mais poderosos e bem estruturados, para alcançar o nível que o carnaval brasileiro alcançou – que é muito grande”, afirmou.

Após o tão sonhado título do Grupo Especial conquistado no ano de 2020 com o enredo “O Poder do Saber – Se Saber é Poder… Quem Sabe Faz a Hora, Não Espera Acontecer”, a Águia de Ouro busca retornar ao Desfile das Campeãs. Em 2022, a Pompeia foi a sexta colocada com “Afoxé de Oxalá – No ‘Cortejo de Babá’, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas”, enquanto foi a oitava colocada em 2023 com o tema “Um Pedaço do Céu”.

Enredo para 2024

aguia equipe21 1

Estava previsto para a festa de aniversário da Águia de Ouro o lançamento do enredo da escola para o próximo carnaval. Ao assumir o microfone da festa, Sidnei Carrioulo revelou que “uma das revelações não poderia ser feita naquela noite”. Ao falar que tal situação envolvia o tema da agremiação, ele optou em utilizar poucas palavras e comentou que não queria gerar qualquer tipo de má interpretação. Nas palavras do comandante, dentro de “dez ou, no máximo, quinze dias”, todos saberão do enredo.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...