Antes de o Carnaval de 2025 começar, a Águas do Rio concluiu duas importantes obras no Sambódromo, que contribuirão com o pleno funcionamento do saneamento básico no palco de uma das maiores festas do mundo. Foram construídos mais de 170 metros de rede de esgoto e 120 metros de tubulação de fornecimento de água para atender todas as áreas da Marquês de Sapucaí. O objetivo é garantir que não haja entupimentos no sistema de esgotamento e desabastecimento de água nos momentos de pico.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Nos setores 3 e 5, a concessionária instalou um novo sistema de tubulações de esgoto, paralelo a outro já existente, com o objetivo de garantir que a população aproveite a folia sem transtornos. “A manutenção dessas tubulações também será reforçada durante os dias de desfile, quando manteremos equipes de prontidão no Sambódromo para qualquer eventualidade”, explica Maria Alice Scardua Rangel, coordenadora de serviços da empresa. Todo o efluente gerado será direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto Alegria, no Caju.
O supervisor de operações da Águas do Rio, Samuel Alcides dos Santos, explica a obra realizada na rede de água: “Interligamos os setores ímpares e os setores pares às tubulações que já existem nos setores 2 e 8. Nos momentos de maior demanda, conseguiremos aumentar a quantidade de água e manter o abastecimento constante”.
Assim como acontece desde 2022, além das equipes operacionais presentes em todos os dias de desfile, a concessionária realizará o monitoramento em tempo real da qualidade da água e disponibilizará caminhões-pipa e equipamentos para desentupir tubulações de esgoto exclusivos para a Sapucaí, preparados para responder a qualquer eventualidade.