InícioSérie OuroBanguAbre-alas da Unidos de Bangu levou para a avenida a Morada de...

Abre-alas da Unidos de Bangu levou para a avenida a Morada de Aganjú

A Unidos de Bangu foi a terceira escola a entrar na Marquês de Sapucaí na noite deste sábado pela Série Ouro. Com o enredo “Aganjú: a visão do fogo, a voz do trovão no Reino de Oyó, a agremiação da Zona Oeste levou para a avenida a história de uma qualidade de Xangô e apresentou os festejos de Aganju, o Xangô menino, na cultura afro-brasileira.

O carro abre-alas, denominado “O Império do senhor do fogo… A chama da renovação”, representou, como o nome diz, o Império do fogo. A morada de Aganjú foi retratada, assim como o fogo que ilumina, purifica e queima todas as mazelas da humanidade. A alegoria teve tons avermelhados e muitas esculturas, a principal delas foi a de um grande Xangô no centro do carro, o impacto causado foi positivo.

Um dos destaques do carro, o vendedor de 26 anos Gabriel Faleiro, contou que sua fantasia representava Alafim e o fogo. Ele disse também que se identifica muito com o enredo e fez questão de desfilar novamente pela escola.

“Minha fantasia representa o Alafim, eu tô muito feliz por estar aqui, desfilo na escola desde 2019, estive em 2020 e também no ano passado. Agora, nesse enredo sobre Xangô é ainda mais especial, meus amigos brincam que eu deveria ser advogado, eu sou justiceiro, eu acredito na justiça, quando eu vi o enredo da Bangu eu tinha que vir aqui como alafim, como justiceiro e como Xangô”, contou Gabriel.

As composições femininas representaram as guerreiras do rei, em entrevista, a pedagoga Luana Behringer trabalha na área da educação e desfilou pela primeira vez na Unidos de Bangu, para ela, representar o desfile é especial por conta do enredo.

“É uma satisfação muito grande estar aqui hoje em Bangu como destaque. Sobre a ala, o que eu posso falar é que ela representa o Xangô, que é o verdadeiro guerreiro da justiça. É uma satisfação grande, foi um convite inesperado e eu me sinto muito lisonjeada de estar aqui como vocês também. É a primeira vez que desfilo aqui na Bangu, mas já fui madrinha de outras escolas”, contou Luana.

Voltando a desfilar pela escola, a correspondente bancária Jéssica Souza, disse estar muito emocionada por poder fazer parte desse momento especial para a escola que está valorizando a comunidade.

Tenho certeza que será um desfile emocionante, afinal, essa é a escola do meu bairro, eu moro em Bangu desde que nasci, então eu já estou muito emocionada por voltar depois de dez anos, ainda mais com esse enredo tão lindo e tão importante, tenho certeza que a história vai ser contada de uma forma linda e é uma honra poder fazer parte desse momento”, pontuou Jéssica.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...