InícioGrupo EspecialCom a presença da familia de Paulo Gustavo, São Clemente reforça o...

Com a presença da familia de Paulo Gustavo, São Clemente reforça o canto no último ensaio de quadra

Surpresa ficou por conta da mãe do ator, Dona Déa, inspiração para sua personagem "Dona Hermínia", que com seu carisma e alegria contagiou os componentes da escola. Ela interagiu no microfone com o presidente Renatinho e até cantou trechos do samba-enredo junto com a comunidade

Por Eduardo Fróis e Walter Farias

A São Clemente realizou na noite de terça-feira o seu último ensaio antes do desfile oficial. A comunidade encheu a quadra para receber os familiares do ator Paulo Gustavo, o homenageado da escola no enredo “Minha Mãe É Uma Peça”. Destaque para o bom entrosamento entre o carro de som e a Fiel Bateria. A surpresa ficou por conta da mãe do ator, Dona Déa, inspiração para sua personagem “Dona Hermínia”, que com seu carisma e alegria contagiou os componentes da escola. Ela interagiu no microfone com o presidente Renatinho e até cantou trechos do samba-enredo junto com a comunidade. No final da sua fala ainda brincou que viria de passista no carnaval de 2023.

A São Clemente concentrou seu ensaio no canto, realizando várias passadas do samba. Algumas, apenas com o carro de som, outras com a bateria. O que se viu foi um canto alegre e consistente durante cerca de duas horas. Os intérpretes Leozinho Nunes e Maninho souberam conduzir o samba-enredo de modo que incentivasse às pessoas a cantar. Os dois se entenderam bem no microfone e ajudaram a impulsionar o canto da escola. Por conta do belo trabalho do carro de som como um todo, o samba pode ser ouvido claramente na quadra.

“Olha, eu estou no carnaval desde os meus oito anos de idade e digo que o momento em que a escola está é diferente, eu sei que 2015 fizemos um grande desfile com a Rosa Magalhães, mas esse ano está diferente, o povo está mais feliz e a família do Paulo está trazendo um astral e um glamour novo para a escola. A Dona Déa não para, sempre muito feliz e está passando indo para todos, eu diria que no ensaio de hoje a escola estava muito feliz e vai entrar na avenida feliz. Eu acredito que a São Clemente vai fazer um grande carnaval. Talvez esse ano seja o maior momento da escola.

A Fiel Bateria, de mestre Caliquinho, também mostrou que está afiada, sustentando o ritmo da escola até o final do ensaio. Foram apresentadas três bossas em diferentes trechos do samba. Destaque para o breque no refrão, quando os ritmistas param e escola toda entoa junto “Paulo Gustavo pra sempre”.

“A galera veio em peso, chegou junto… A Fiel Bateria, como sempre. E as bossas aí elaboradas pelos diretores e eu. Saiu tudo certinho e aqui a gente não frisa só bossa. A gente pensa na escola como um todo. Na apresentação do mestre sala e porta-bandeira, na apresentação da comissão do Frente, apresentação da escola em si toda, a gente não só pensa na bateria na bossa. Do começo ao final, no mesmo andamento, pra pulsar a escola e a escola cantar esse samba maravilhoso que é o enredo do Paulo Gustavo. Tu vê a arquibancada cantando, tu vê a escola toda cantando. O Arlindinho e parceiros foram felizes em ter esse samba melodioso. Fica fácil pra bateria fazer bossa e manter o andamento pra escola passar na avenida bonita. A comunidade tá todo mundo cantando e a expectativa é muito grande”, disse mestre Caliquinho.

No começo do ensaio, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Jack e Vinícius Pessanha levou o pavilhão da São Clemente até Dona Déa e os familiares de Paulo Gustavo. Foi um momento emocionante. Depois, a dupla realizou um lindo bailado, riscando o chão da quadra. Os dois mostraram que estão em plena sintonia para o desfile. “O ensaio de hoje foi emocionante, muito gratificante receber a família do Paulo Gustavo aqui. Eles trouxeram uma energia diferente, deram um gás a mais e desfilar homenageando o Paulo Gustavo depois de tudo que o mundo passou nos últimos dois anos é uma emoção muito grande. Ansiedade está a mil, mas sendo controlada e estamos prontos para pisar na Marquês de Sapucaí”, disse a porta-bandeira.

“Todos os ensaios são um termômetro para a gente ver como vai ser na avenida. Hoje a escola estava com a energia lá em cima e isso influenciou positivamente na gente, é assim que vamos pisar na avenida e eu espero que se Deus quiser iremos buscar o campeonato. O enredo ajuda muito a escola, porque o Paulo Gustavo é extremamente irreverente e o samba é fácil, é um samba que se canta bem e caiu na boca de todo mundo”, completou o mestre-sala.

A direção de harmonia dividiu a escola em fileiras de alas, com as baianas na frente, seguidas da ala dos passistas. Depois, foi posicionado o restante da escola, preenchendo a quadra praticamente toda. Apesar do forte calor, a comunidade da São Clemente não desanimou, sambando e cantando do samba até o fim, em um clima de emoção e alegria.

Em outro momento marcante, dona Déa foi até o centro da ala das baianas para cantar junto e receber das senhoras da São Clemente. Arlindinho Cruz, um dos compositores do samba, esteve cantando no palco junto com os intérpretes. O humorista e compositor Marcelo Adnet também marcou presença na quadra clementiana.

A impressão passada na quadra da São Clemente é que Dona Déa é realmente uma peça. A escola abraçou o enredo aprovado pela família e amigos do Paulo Gustavo, como é dito pelo próprio diretor de carnaval, Thiago Gomes e a agremiação está pronta para fazer rir.

“O ensaio hoje foi nota 10, a emoção foi nota 10, tivemos muita felicidade. A São Clemente está preparada e a expectativa é a melhor possível, a família e os amigos do Paulo aprovaram tudo, o projeto está incrível, eu particularmente gosto muito do trabalho feito pelo Thiago Martins (carnavalesco), acho ele de uma criatividade e capacidade que são nota 10. Agora estamos preparados para desfilar e transmitir a alegria que o povo brasileiro merece”, disse Thiago Gomes ao fim do ensaio.

- ads-

Sambistas rasgam elogios ao espetáculo ‘O Som do Morro’, de Patrick Carvalho

Durante a estreia do espetáculo “O Som do Morro”, do coreógrafo Patrick Carvalho, no SESC Copacabana, diversos sambistas estiveram marcando presença e reverenciando o...

Conheça o enredo da Acadêmicos de Vigário Geral para o Carnaval 2025

A Acadêmicos de Vigário Geral invoca as letras de Francisco Guimarães, vulgo Vagalume, jornalista descendente de escravizados que jogou luz sobre as frestas da...

Imperatriz Leopoldinense atualiza calendário de concurso de samba-enredo

Com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) indicando que o "calendário do carnaval" será antecipado em um mês, por exemplo, com os...