InícioGrupo EspecialElmo José dos Santos sobre encontro das escolas na Cidade do Samba:...

Elmo José dos Santos sobre encontro das escolas na Cidade do Samba: ‘É a ressureição do sambista’

'Hoje, na hora que eu escutar a sirene tocar, com certeza, vou chorar. Depois de dois anos, o sambista vai chegar e ouvir a bateria, se confraternizar e fazer aquela resenha boa. O samba está vivo', disse o diretor de carnaval da Liesa

Após dois anos de afastamento, devido a pandemia da Covid-19, os sambistas vão se reencontrar com as escolas de samba, neste sábado e domingo, com a abertura do “Rio Carnaval”, na Cidade do Samba. Todos os ingressos estão vendidos. Ao site CARNAVALESCO, o diretor de carnaval da Liesa, Elmo José dos Santos, disse que o evento representa para o mundo do carnaval.

elmo
Foto: Henrique Matos/Divulgação Liesa

“É a ressureição do sambista. Nós passamos por momentos de escuridão nesses últimos anos. Tivemos um prefeito que não respeitava nossa cultura. Pisou no pescoço do samba. O carnaval sempre foi resistência. É o nosso quilombo e temos que defender. Ele nos desrespeitou. Tivemos a pandemia. O pessoal ligava para gente querendo um quilo de feijão e arroz. Elas ficaram sem nada, sem esperança. Esquecem que até o espetáculo chegar no palco tem muita gente que trabalha nos bastidores. Hoje, na hora que eu escutar a sirene tocar, com certeza, vou chorar. Depois de dois anos, o sambista vai chegar e ouvir a bateria, se confraternizar e fazer aquela resenha boa. O samba está vivo”, disse.

Elmo José dos Santos explicou como será o formato da festa na Cidade do Samba. “Procuramos fazer um misto para marcar a data do carnaval. Não poderia deixar de ter um bloco tradicional. Eles vão começar às 21h com o Cacique (sábado) e Bola Preta (domingo). O Cacique vai trazer até um tripé da tribo. Vão passar pela tenda, brincar, depois vão para pista, vamos liberar para o povo ir junto. Quando acabar entra a primeira escola no palco, cantando sambas antológicos. Após essa etapa, o Vanderlei Borges, locutor oficial, falará a ficha técnica, tocará a sirene e vamos fazer o mini-desfile com o samba-enredo de 2022. Será dinâmico, quando a bateria chegar na altura do barracão da Viradouro, o cronômetro para e estará com 50 minutos de apresentação. A outra escola já sairá do camarim e vai entrar no palco. A última escola de samba dia terá o tradicional “arrastão do povo”. Cada escola vai desfilar com 160 componentes, com comissão de frente, passistas, ritmistas, comunidade, velha-guarda e etc. Todos os diretores de carnaval vão ser coordenadores dos mini-desfiles. Ajudando um ao outro. Vamos defender a bandeira do samba”.

O diretor de carnaval da Liesa revelou que a torcida é para que o evento seja um sucesso e entra para o calendário oficial do carnaval do Rio de Janeiro.

“Torço que entre para o calendário anual do carnaval. Chamo de um grande grito de carnaval, a abertura oficial e lançamento dos sambas, e que pode ser feito próximo ao dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba. A ideia é movimentar o ano inteiro a Cidade do Samba e que o sambista possa trabalhar o ano inteiro”.

Perguntado o que o sambista que estiver na Cidade do Samba vai sentir quando chegar ao local, Elmo José dos Santos disse: “O sambista que vier na Cidade do Samba vai ver seu templo aceso. O presidente da Rioluz veio aqui e eu disse que a gente precisava de luz para nossa passarela. Ele disse que ficaria igual ao Maracanã e ficou assim”.

- ads-

Capitão Guimarães revela possibilidade de todos ensaios técnicos para 2026 na Sapucaí com sistema de som oficial

Durante participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa)...

Arranco anuncia renovação com a carnavalesca Annik Salmon

O Arranco anunciou a manutenção da carnalesca Annik Salmon para o desfile de 2026. Veja o texto da escola: "ELA FICA, BRASIL! 💙✨ * Seja...

Unidos da Tijuca anuncia renovação com o casal Matheus e Lucinha

A Unidos da Tijuca anunciou nesta quinta-feira a renovação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Lucinha. Veja abaixo o texto da escola. *...