É hora de voltar para nossa raiz: a opinião! Após completar 14 anos, o site CARNAVALESCO resgata seu modelo de cobertura jornalística baseado na análise. Dessa vez, não apenas dos ensaios técnicos e dos desfiles oficiais, como fizemos nos últimos anos, mas com um projeto especial, chamado de “Finais do CARNAVALESCO“.
Como não teremos as finais presenciais e os programas exibidos na TV Globo, vão ser transmitidos apenas em outubro, quando todas obras já serão conhecidos dos sambistas, optamos por fazermos nossas escolhas dos sambas-enredo do Grupo Especial do Rio de Janeiro para o Carnaval de 2022. A iniciativa é não oficial e funcionará como uma opção de entretenimento para os sambistas e de valorização deste momento tão importante para o sucesso de um desfile que é a final de samba-enredo.
“Entendemos que o momento é de buscar um resgate da nossa essência que é a opinião. O jornalismo especializado em desfile de escola de samba sempre foi muito castigado financeiramente e a pandemia afundou ainda mais todos os veículos. Ficamos abandonados e a hora é de se reinventar. Não queremos lamentar mais. Optamos por agir. Temos que entregar conteúdo para o nosso público. Respeitamos demais todos os sambistas e estamos na mesma luta por dignidade para os nossos artistas do carnaval. Por isso, vamos fazer essa disputa, mas não oficial. Será totalmente virtual. Até acreditamos que muitos resultados podem acontecer na realidade de cada agremiação, porém, não queremos e nem somos donos da verdade. A escola de samba é que sabe o que é melhor para ela”, disse Alberto João, Editor Executivo do site CARNAVALESCO.
O projeto terá uma escola por dia. A abertura será no dia 8 de setembro. A primeira escola e o horário vamos divulgar até segunda-feira. Para não estragar a surpresa as demais datas serão liberadas por etapas. Garantimos que até o dia 25 de setembro vamos realizar todas nossas finais.
“O corpo de jurados será com os nossos integrantes do site. Os internautas também vão votar. Acreditamos que será uma novidade para esse ano especial e que no ano que vem tudo seja feito nas quadras das agremiações”, finaliza Alberto João.
Abaixo, você pode ouvir os sambas. Só clicar no nome das escolas
VIRADOURO
GRANDE RIO
MOCIDADE
BEIJA-FLOR
SALGUEIRO
MANGUEIRA
PORTELA
VILA ISABEL
UNIDOS DA TIJUCA
SÃO CLEMENTE
PARAÍSO DO TUIUTI
IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE