InícioGrupo EspecialAtenção, Sapucaí! Vanderlei Borges, dono do bordão que contagia os desfiles das...

Atenção, Sapucaí! Vanderlei Borges, dono do bordão que contagia os desfiles das escolas de samba no Rio

O site CARNAVALESCO traz nesta semana um bate-papo com o dono de um dos bordões mais famosos do maior espetáculo da Terra para participar do quadro “Personalidades do Carnaval” e contar a sua trajetória na locução do carnaval do Rio de Janeiro e a criação da frase que deu notoriedade ao seu trabalho.

Foto: Arquivo pessoal

A potente voz de Vanderlei é uma marca registrada nas mais de dezenas caixas amplificadoras de som espalhadas por todos os setores da Passarela do Samba, emocionando o público há 54 carnavais. É impossível não dar atenção ao “Atenção, Sapucaí!”. Entoada pela voz do locutor, de 74 anos, nas quatro noites de desfiles do carnaval (Série Ouro e Grupo Especial), a frase é o pontapé inicial para a vibração das escolas e as suas comunidades.

INÍCIO NO CARNAVAL

“Em 1991 comecei a fazer o som da Viradouro para a festa junina na antiga quadra. A partir disso fiz também o som, locução e integrei a harmonia da escola até o ano de 2000. Passei a ser diretor geral de harmonia e locutor oficial. Hoje sou o locutor da casa do coração”.

A IDA PARA OS DESFILES

“No ano de 2006, fui convidado para produzir o show “Forças da Natureza” na Cidade do Samba, com o maestro Jorge Cardoso e Carlinhos de Jesus. Também comecei a fazer a locução dos ensaios técnicos do Grupo Especial e Acesso e o desfile oficial da antiga Lesga, hoje LIGA-RJ. No ano de 2011, comecei a assessorar o saudoso e grande locutor oficial dos desfiles, Demétrius Costa, no Grupo Especial e com o seu falecimento após este carnaval, assumi os dois grupos no ano seguinte”.

SURGIMENTO DO BORDÃO MAIS FAMOSO

“Todo comunicador tem que criar a sua marca, implantar algo que seja diferente e chamar a atenção de quem esteja o ouvindo. Quando eu fui para os desfiles, precisava mostrar que eu estava ali e com a experiência que eu tinha das locuções fora do carnaval, tive a ideia de criar o ‘Atenção, Sapucaí”, sendo hoje essa marca que até me confunde comigo mesmo. Nos ensaios técnicos, eu uso outro que mexe até com os componentes das escolas: ‘Bateria do mestre…’.

PARA UM LOCUTOR É NECESSÁRIO TER SÓ A VOZ OU O CARISMA CONTA?

“A voz é o primordial! O carisma se junta ao profissionalismo, pois, vemos nos dias de hoje muitas pessoas fazendo locução só com o sorriso, mas não sabem dar uma entonação correta ao texto e uma interpretação adequada. Com uma voz bem treinada, você faz a sensação correta de que cada frase – escrita – tenha a sua verdadeira mensagem a ser passada realmente ao público”.

COMO FOI SUBSTITUIR O DEMÉTRIUS

“Não foi muito fácil. Ele era um profissional muito gabaritado, estava há 30 anos fazendo essa função, mas eu criei o meu perfil de trabalho para mostrar que eu estava ali e consegui chegar um pouco ao parâmetro que foi ele”.

COM O PERLINGEIRO NA PRESIDÊNCIA DA LIESA, VOCÊ VÊ A CHANCE DA LOCUÇÃO NA APURAÇÃO

“Nada é impossível, seria uma honra! Ele é muito importante no que faz. O Perlingeiro não lê as notas, ele interpreta e acho que ele não deixará. Mas, se acontecer esse convite, irei assumir com responsabilidade e tentar manter o mesmo tipo de trabalho dele”.

QUAL O DESFILE MAIS EMOCIONANTE QUE NARROU?

“Desfile da Viradouro de 2020. Não é só pelo amor que eu tenho pela escola e por ser profissional dela. Todos esses anos de carnaval, eu nunca assisti e ouvi o que vi naquela noite. Quando eu terminei de anunciar a escola, a Sapucaí inteira gritava de alegria, mas muito alto para receber a escola, nunca havia visto isso”.

O QUE PRETENDE PASSAR NOS SEUS CURSOS DE LOCUÇÃO

“Comecei o curso em 2020 e parei por conta da pandemia. Neste ano voltei e já estou na terceira turma, são aulas presenciais e com poucos alunos. Ensino técnicas de respiração, postura, dicção, interpretação de texto e leitura, coisas que um locutor precisa saber para ser um profissional completo desde a oratória até a apresentação”.

JÁ SURGIU CONVITE PARA LOCUÇÃO EM OUTRAS CIDADES?

“Já fiz Florianópolis. Ano passado, antes da pandemia, surgiu o convite para fazer o carnaval de Vitória, no Espírito Santo, em 2022, mas não aconteceu devido ao momento que estamos vivendo. Faço também Niterói há cinco anos, desfile e apuração. Tenho vontade de ir fazer São Paulo, conciliando com os dias do meu carnaval do Rio que está em primeiro lugar”.

EXPECTATIVA PARA O PRÓXIMO CARNAVAL

“Muita esperança e muito sucesso. Terei de utilizar muita alegria, estamos vindo de um momento triste e o carnaval é alegria”.

- ads-

Unidos da Tijuca divulga vídeo sobre o enredo para o Carnaval 2025

A Unidos da Tijuca publicou na manhã desta quinta-feira, nas redes sociais, um vídeo sobre o enredo para o Carnaval 2025. A escola do...

Em balanço após o desfile de 2024, casal da Vila Isabel quer o tradicional em 2025

No Carnaval de 2024, o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Vila Isabel, Marcinho Siqueira e Cris Caldas, não alcançou o gabarito desejado. Receberam...

Os 8 principais festivais de música do Brasil para participar em 2024

Aqueles que procuram uma experiência transformadora podem participar de um dos principais festivais de música do Brasil. Artistas internacionais, grandes produções e performances inesquecíveis são apenas...