InícioGrupo EspecialRetrospectiva 2020: Carnaval da Viradouro, Imperatriz e Águia de Ouro

Retrospectiva 2020: Carnaval da Viradouro, Imperatriz e Águia de Ouro

Viradouro e Águia fazem história nos desfiles de Rio e São Paulo

No segundo capítulo da Retrospectiva 2020 vamos abordar os meses de fevereiro e março.  O mês dos desfiles chegou com muita expectativa para todos os sambistas. A folia entretanto só ocorreria a partir do dia 23 de fevereiro. No início do mês o ex-presidente da Portela, Carlinhos Maracanã morreu e recebeu muitas homenagens do mundo do samba. Faltando poucos dias para os desfiles uma nova indefinição angustiava as escolas e a Liesa: o Sambódromo ainda não estava liberado pelos Bombeiros. A autorização só foi concedida na bacia das almas.

No Rio de Janeiro a Viradouro fez história. A vermelha e branca de Niterói foi a segunda escola a desfilar no domingo de carnaval e rompeu dois tabus de uma vez: foi a escola campeã a desfilar mais cedo na história e venceu desfilando domingo depois de dez anos. O desfile impressionou pela grandiosidade e bom gosto e garantiu à escola o segundo campeonato de sua história. Em uma apuração emocionante a Grande Rio ficou com o vice-campeonato depois de empatar com a Viradouro e perder no desempate. A Mocidade tirou o 3º lugar com uma emocionante homenagem a Elza Soares. Beija-Flor, Salgueiro e Mangueira completaram as campeãs. A Portela não conseguiu voltar pela primeira vez, desde 2013. União da Ilha e Estácio de Sá foram rebaixadas.

Na Série A, a Imperatriz fez um desfile sem nenhum defeito e garantiu o acesso com 10 em todos os quesitos. A Lins Imperial e a Em Cima da Hora regressaram ao Sambódromo.

Se a história foi escrita no Rio de Janeiro, em São Paulo não foi diferente. Depois de muitas vezes ficar no quase, finalmente a Águia de Ouro levantou o caneco pela primeira vez na história, com um desfile sobre a educação. Mancha Verde, Mocidade Alegre, Tatuapé e Vila Maria completaram as campeãs. Estreando em São Paulo, Paulo Barros não conseguiu nem uma vaga nas Campeãs pela Gaviões da Fiel, o que causou revolta em muitos sambistas. X-9 Paulistana e Pérola Negra foram rebaixadas. Vai-Vai e Tucuruvi regressaram ao Grupo Especial.

Março – Em meio à dança das cadeiras, Covid-19 abala as escolas de samba

Como acontece todo ano após os desfiles foi frenética a chamada dança das cadeiras, como os sambistas chamam a troca de profissionais entre as escolas. Com exceção da campeã Viradouro, muitas escolas realizaram trocas visando o desfile de 2021. As principais mudanças, escolhidas pelos leitores do site CARNAVALESCO, foram as contratações de Paulo Barros pelo Tuiuti e de Rosa Magalhães pela Imperatriz. O que ninguém sabia é o que estava por vir.

Foi no dia 15 de março que a Organização Mundial da Saúde (OMS) deixou o mundo perplexo ao decretar a pandemia de Covid-19. Reação em cadeia em todo mundo, não foi diferente no mundo do samba. A primeira decisão causada pela decretação da pandemia foi o cancelamento do evento de apresentação da equipe da União da Ilha para 2021. Em seguida, Portela e Mangueira cancelaram também todas as suas atividades. A Lierj também recomendou total paralisação e o Sambódromo passou a servir de abrigo para moradores de rua. A primeira morte por Covid que teve relação com o mundo do samba foi a da atriz Érika Ferreira.

- ads-

Liesa vai manter ‘arrastões’ após cada dia de desfile e promete parceria com poder público para melhorar o funcionamento do sistema de transporte

O presidente da Liesa, Gabriel David, em publicação nas redes sociais, garantiu que os "arrastões" após cada dia de desfile estão mantidos para o...

Carreta Social na Unidos de Padre Miguel oferecerá exames ginecológicos para a comunidade

Nos dias 08, 09 e 10 de maio, a quadra da Unidos de Padre Miguel, agremiação do Grupo Especial do Carnaval Carioca, será palco...

Fé é o que move a Morada! Religiosidade da escola foi o principal motivo da escolha do enredo da Mocidade Alegre

É verdade que o enredo da Mocidade Alegre repercutiu de forma bastante positiva dentro do carnaval, principalmente, internamente na escola. Desde o anúncio até...