
A União de Maricá transformou a Casa Cultural do município em um espaço de encontro entre o samba, a história e a comunidade. Durante a Semana Darcy Ribeiro, o público teve a oportunidade de conhecer de perto o enredo que a escola levará à avenida no carnaval 2027, além de revisitar as fantasias utilizadas no desfile campeão de 2026, expostas com explicações sobre o significado de cada composição apresentada na avenida. O público participou de oficinas de samba no pé, conduzida pela rainha de bateria, Rayane Dumont, e de percussão, ministrada pelo mestre Paulinho com a bateria “Maricadência”. A iniciativa aproxima os moradores dos profissionais da agremiação e apresenta, na prática, diferentes etapas do universo do carnaval.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp
Para Rayane Dumont, abrir as portas da escola para a população representa uma oportunidade de compartilhar conhecimento e fortalecer a relação com a cidade. A rainha de bateria destacou que o projeto vai além da apresentação do enredo e permite que os participantes conheçam os bastidores de uma escola de samba.

“Primeiro, o carnaval traz conhecimento. Acredito que a União de Maricá está cada vez mais desenvolvendo esse trabalho dentro da cidade. A ideia é fazer com que as pessoas da própria comunidade conheçam cada vez mais o enredo e também os bastidores de uma escola de samba, entendendo como tudo funciona. Além disso, trazer as oficinas oferece oportunidades e pode transformar vidas. Temos atividades como samba no pé e percussão, que apresentam um outro universo às pessoas. Na verdade, queremos que todo mundo possa se conectar não apenas com o enredo, mas também com o carnaval, que é para todos e agrega muito conhecimento”, explicou.
À frente da oficina de samba no pé, Rayane compartilhou movimentos e orientações para quem deseja desenvolver ritmo e domínio dos passos que marcam a apresentação de uma passista na avenida. A atividade também reforçou a proposta de aproximar o público das práticas que fazem parte da preparação para o desfile.
Mestre Paulinho destaca a importância de Darcy Ribeiro
A oficina de percussão com o mestre Paulinho e a bateria “Maricadência” levou aos participantes um contato direto com os ritmos e o trabalho coletivo dos ritmistas. Para o mestre, a semana cultural também representa uma oportunidade de ampliar o acesso da população ao legado de Darcy Ribeiro, tema central do próximo desfile da União de Maricá.
“Nosso enredo é sobre Darcy Ribeiro, e estamos na semana do aniversário dele. Escolhemos esse enredo para o carnaval de 2027. A importância de Darcy Ribeiro já é conhecida não só pelo mundo de Maricá, mas também por todo o Brasil. Poder estar aqui e transmitir um pouco desse conhecimento ao nosso município, à nossa comunidade e às pessoas que chegam até mim tem um valor imenso. Repassar cultura é muito importante, então pode ter certeza de que é um prazer estar aqui compartilhando um pouco desse conhecimento”, afirmou.

A expectativa do mestre Paulinho para a estreia da agremiação no Grupo Especial também foi marcada pela confiança no trabalho desenvolvido até aqui. O profissional ressaltou os resultados positivos dos primeiros ensaios e projetou uma escola preparada para defender as cores de Maricá na avenida.
“Eu acho não, tenho certeza de que a União de Maricá vai chegar forte na avenida! Estamos no primeiro ensaio, e tudo o que temos feito vem apresentando resultados muito positivos. Podem esperar uma União de Maricá feliz, alegre, com vontade de vencer e gritando para o mundo todo: ‘Maricá é meu país, meu país é Maricá!’”, declarou.
Comunidade unida para o carnaval 2027

A programação também fortaleceu a preparação para o próximo desfile, marcado pela estreia da União de Maricá no Grupo Especial. Rayane Dumont afirmou que a expectativa está alta e destacou a união entre comunidade e profissionais da escola como parte importante do trabalho.
“Está a mil! O coração está aceleradíssimo, mas estou muito feliz e na expectativa de um carnaval brilhante. É uma estreia, então todo mundo está ansioso, mas também está trabalhando unido, junto. Esses trabalhos constantes estão aproximando cada vez mais a nossa comunidade da escola, assim como os nossos profissionais. Estou muito feliz e acredito que Maricá vai arrebentar na avenida no carnaval de 2027”, disse.










