arranco27 2
Fotos: Júnior Azevedo/CARNAVALESCO

O Arranco do Engenho de Dentro deu a largada rumo ao Carnaval 2027 no último domingo com o lançamento oficial do enredo “Olodum: a Força do Tambor Que Ecoa nas Ladeiras de Salvador”. O evento reuniu os segmentos da escola, contou com roda de samba e transformou a quadra em um pedaço do Pelourinho, embalado pelas cores verde, vermelho e amarelo do bloco afro baiano. A festa começou com apresentações dos segmentos da agremiação. Antes da revelação do enredo, os intérpretes relembraram grandes clássicos do Carnaval da Bahia e do axé, além de músicas que exaltam a cultura baiana. Coube aos cantores Pamela Falcão e Rodrigo Tinoco anunciar oficialmente o tema, lendo um texto que encerrou a expectativa da comunidade. Na sequência, o Arranco coloriu o Engenho de Dentro e levou para o público a atmosfera das ladeiras de Salvador.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A presidente Tatiana Santos revelou ao CARNAVALESCO que a escolha pelo Olodum aconteceu logo nas primeiras conversas com o carnavalesco Driko Rodrigues e destacou as conexões entre a história do bloco afro e a trajetória recente da escola.

“A gente fechou o nosso carnavalesco, e o primeiro enredo que o Driko me apresentou foi o do Olodum. Quando começamos a pesquisa e ele foi apresentando o projeto, percebemos que muita coisa se encaixava com a história do Arranco. Não só pelos projetos sociais que o Olodum desenvolve, assim como o Arranco também tem essa visão, mas também pela história da primeira mulher mestre de bateria do Olodum. No Arranco, no ano passado, tivemos a primeira mulher mestre de bateria a pisar na Marquês de Sapucaí. Essa coincidência foi o ponto que fez a gente dizer: ‘É esse enredo’. É o som do tambor, é a batida do Olodum entrando no coração do Arranco. Assim como a Laísa vai representar o Olodum na Avenida, mostrando esse toque tão marcante, nós vamos contar toda a história do Olodum no desfile”, afirmou.

🔍 Adicione o CARNAVALESCO nas suas fontes favoritas do Google

arranco presidente

A dirigente também fez um balanço da evolução da escola nos últimos carnavais e demonstrou confiança no trabalho que está sendo desenvolvido para o próximo desfile.

“2026 foi mais um passo. Desde 2023, o Arranco vem se superando a cada ano. O Carnaval de 2025 foi um marco muito grande para nós, e quem conhece a história da escola sabe que ela vem crescendo continuamente. Para 2027, esperem o Arranco. Vamos entrar para brigar. Estamos preparando um carnaval que vai impressionar, com uma plástica maravilhosa e um projeto muito bonito. É a continuidade do trabalho que fizemos em 2025, quando realizamos um carnaval brilhante, e tenho certeza de que, em 2027, vamos evoluir ainda mais e dar trabalho”, afirmou.

arranco27 3

Tatiana também confirmou que o samba-enredo será escolhido por meio de disputa entre compositores. “Não será encomenda, será disputa. A final já está marcada para o dia 18 de setembro. O calendário com entrega da sinopse, tira-dúvidas e todas as datas já está sendo divulgado nas redes da escola. Os compositores podem chegar porque teremos disputa de samba”, revelou.

Autor da proposta escolhida, o carnavalesco Driko Rodrigues contou que a inspiração surgiu de forma inesperada, durante um momento de descontração, ao ouvir um dos maiores sucessos do Olodum.

“Foi uma situação até meio curiosa. Eu estava tomando banho, coloquei umas músicas aleatórias no YouTube e chegou ‘Faraó – Divindade do Egito’. Eu nunca tinha parado para prestar atenção na letra. Quando ouvi com atenção, fui pesquisar e descobri a grandeza da mensagem que existia por trás daquela composição. Depois comecei a pesquisar uma música atrás da outra do Olodum, conhecer o projeto social, a origem do nome, e dali nasceu um grande enredo”, contou.

arranco carnavalesco

Segundo o carnavalesco, a identificação entre as trajetórias do Olodum e do Arranco fortaleceu ainda mais a escolha. “São histórias que se cruzam. De um lado, negros que se reúnem e criam o bloco Olodum; do outro, negros que criam o Bloco Arranco. Um se transforma em um dos maiores blocos afros do Brasil, e o outro se torna essa grande escola de samba. Existe uma conexão muito forte entre essas histórias”, explicou.

Driko revelou ainda que apresentou outras possibilidades de enredo antes da definição. “Todo carnavalesco tem uma caixinha de enredos. Quando apresentei os projetos, levei três ou quatro opções. A presidente olhou para esse e falou: ‘É esse’. E daí seguimos em frente”, contou.

arranco27

Para o desfile de 2027, o artista pretende imprimir sua marca sem perder a essência do homenageado. “Quero fazer a escola crescer e imprimir a minha identidade, mas, principalmente, a identidade do Olodum. Quero que, do início ao fim do desfile, independentemente da ala, as pessoas enxerguem o Olodum presente na Avenida. Também pensei em um enredo afro, mas de leitura fácil, para que o público olhe e se identifique imediatamente”, afirmou.

Responsável pelo desenvolvimento do texto do enredo, o enredista Artur Amaro explicou que retornou ao Arranco após um convite da presidente Tatiana Santos e destacou a parceria construída com Driko Rodrigues.

“A ideia do enredo é do Driko. Eu tinha saído da escola por algumas questões pessoais, e a presidente Tatiana me ligou dizendo que sentia falta da minha presença porque acreditava que a proposta tinha tudo a ver comigo. Conseguimos ajustar as agendas, e o desenvolvimento aconteceu de forma muito prática. O Driko é uma pessoa muito aberta para conversar e ouvir. Ele chegou com uma ideia e algumas referências, eu apresentei sugestões para o desenvolvimento, e ele aceitou todas com muita tranquilidade. Acredito que as pessoas vão se emocionar muito, mas também vão dançar bastante com o que verão na Avenida”, explicou.

arranco enredista

Artur também falou sobre o sentimento de voltar rapidamente à escola. “Foi entender que o Arranco é uma casa para mim e que aqui sou tratado como filho. Em muitos lugares, quando você sai, a vida simplesmente segue. Aqui foi diferente. Eu saí mantendo uma ótima relação com a presidência, com a comunicação e com todos os segmentos. Eles acharam que valia a pena entrar em contato para tentar conciliar minha agenda, já que tive muitos compromissos no primeiro semestre por causa do doutorado. Fizemos muitas reuniões on-line, algo de que nem gosto tanto porque prefiro o contato presencial, mas conseguimos fazer acontecer da melhor maneira. Esse enredo tem a cara do Arranco, representa uma virada de chave na história da escola, mas sem esquecer quem somos enquanto família e o que queremos transmitir para a comunidade”, afirmou.

Para concluir, o enredista antecipou que o público viverá o enredo durante toda a temporada. “As pessoas podem esperar um enredo que será comunicado ao longo de toda a temporada em parceria com a comunicação da escola. A comunidade vai viver e experimentar esse enredo o tempo inteiro. Podem esperar um grande espetáculo na apresentação do enredo, na final de samba, em ensaios de rua muito animados e totalmente ligados à temática, além de muitas surpresas nas redes sociais da escola para que todos conheçam ainda mais essa história”, concluiu.