capitao
Foto: Divulgação/União de Maricá

Na noite desta sexta-feira, durante o evento de lançamento do enredo da União de Maricá para o Carnaval 2027, realizado na Cidade do Samba, o ex-presidente da Liesa e presidente de honra da Vila Isabel, Capitão Guimarães, exaltou a infraestrutura da agremiação. Em um discurso enfático, ele defendeu que a estrutura montada pela escola deveria servir de exemplo para todo o Rio de Janeiro.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Vi que a nova ‘Cidade do Samba’ já foi construída. Aqui nós temos que filmar tudo isso e passar para as imagens coirmãs e para o prefeito do Rio como deve ser um barracão de escola de samba. Se o quesito barracão fosse fazer parte do julgamento, a Maricá seria hors concours com 10 disparada. A gente lê na imprensa e às vezes algumas críticas dizendo que a Maricá está gastando dinheiro do contribuinte; isso tudo é inveja, porque se o senhor (prefeito Quaquá) gastasse 10 vezes mais o que está investindo na escola, não daria a divulgação que a escola dará a Maricá“, declarou.

🔍 Adicione o CARNAVALESCO nas suas fontes favoritas do Google

Defesa do investimento e visibilidade

Durante sua fala, o Capitão Guimarães também rebateu críticas veiculadas na imprensa sobre os gastos municipais com a escola de samba. Ele classificou os comentários negativos como “inveja” e afirmou que o retorno em visibilidade para o município é imensurável.

“Se o senhor gastasse 10 vezes mais o que está investindo na escola, não daria a divulgação que a escola dará a Maricá”, afirmou, dirigindo-se ao prefeito, ressaltando que o investimento faz parte de uma meta política para transformar a cidade num dos maiores municípios do país.

O enredo de 2027 da União de Maricá homenageará Darcy Ribeiro, um tema que toca pessoalmente o Capitão Guimarães. Ele relembrou sua trajetória na Vila Isabel em 1987, quando levou à avenida o enredo “Raízes”, baseado na obra “Maíra”, de Darcy. Além da admiração profissional, Guimarães revelou uma proximidade pessoal com o intelectual. Sobre a construção do desfile, Guimarães elogiou a escolha da síntese da obra de Darcy pelo carnavalesco Edson Pereira, com quem já trabalhou na Vila Isabel. Ele destacou que o desfile dará foco especial aos CIEPs e à revolução educacional proposta pelo mestre Darcy Ribeiro. No entanto, aproveitou o momento para fazer um desabafo sobre a situação atual dessas instituições.

Ao finalizar, Guimarães celebrou a “energia positiva” e o vigor da diretoria e dos componentes da escola, citando nomes como o presidente da agremiação, o prefeito e profissionais como o casal Julinho e Rute. Ele previu que a força da União de Maricá permitirá que a escola se “ombreie” com as grandes coirmãs que já estão há anos no grupo de cima.

“Sem sombra de dúvida, será um impacto importante na avenida para abrir o carnaval de 2027”, concluiu, reforçando que o exemplo do barracão de Maricá deve ser seguido por todos.