Cacau Protásio é uma das musas do Salgueiro, ocupando o posto desde o Carnaval de 2024. A atriz, que esbanja alegria e simpatia por onde passa, tem uma profunda ligação com a Academia do Samba desde a infância, desfilando em diversas alas ao longo de sua trajetória. Sua chegada ao posto de musa representa a diversidade de corpos que o carnaval acolhe. Durante a Noite dos Enredos, na Cidade do Samba, em entrevista ao CARNAVALESCO, a atriz destacou que ocupar esse lugar é uma sensação maravilhosa e gratificante, além de representar o reconhecimento de sua história com a escola.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

“Sou do Salgueiro desde pequena. Eu desfilava na ala da comunidade, depois na ala das cabrochas, e é muito maravilhoso ser reconhecida agora. Naquela época, não havia tantas variedades de musas. Eram apenas com aquele corpo manequim 36, 40. E hoje não: tem manequim 44, 54, 56; tem novas, tem mais velhas, tem as com mais de 50, como é o meu caso. Me sinto lisonjeada, e eu sei que, quando estiver passando na avenida, várias mulheres vão ver que é possível, e todo mundo pode chegar até ali”, afirmou a atriz.
Cacau demonstrou grande alegria em participar da apresentação do enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, que o Salgueiro levará para a Sapucaí em 2026. Durante a exibição da escola no palco da Cidade do Samba, foi ela quem conduziu a apresentação em interação com a voz de Rosa Magalhães, em referência a um dos memes mais conhecidos entre os sambistas. A atriz exaltou a importância de Rosa e agradeceu pela oportunidade.
“É maravilhoso demais falar de Rosa Magalhães, que foi uma mulher que deixou um legado incrível para o carnaval. Quem conhece e acompanha o carnaval sabe quem é Rosa Magalhães. Estar aqui podendo contar um pouquinho da história dela é maravilhoso demais. O Salgueiro, a direção da escola, ter pensado em mim para participar desse momento foi maravilhoso”, disse Cacau.
LEIA MAIS
* Terceira eliminatória de samba do Salgueiro mostra três parcerias com um passo à frente na disputa
* Orgulho para Academia! Salgueiro relembra trajetória de Rosa Magalhães com criatividade na Noite dos Enredos
* Talento e orgulho no comando da Furiosa! Guilherme e Gustavo miram perfeição e inspiração nos carnavais de Rosa Magalhães
Por fim, a atriz relembrou seu desfile favorito de Rosa Magalhães: “O Ti-Ti-Ti do Sapoti”, de 1987, que rendeu à Estácio de Sá o quarto lugar. O enredo abordava o sapoti e seus diferentes usos ao longo da história, desde os povos mesoamericanos, passando pela corte real no Brasil e culturas do Oriente, até se transformar em chiclete, fazendo a alegria principalmente das crianças.
“Para mim, esse foi o desfile mais icônico da Rosa, e eu nunca mais esqueci na minha vida”, declarou Cacau.