O tradicional trajeto dos megablocos do carnaval de rua do Rio de Janeiro passa a se chamar, oficialmente, Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil, ou simplesmente “Circuito Preta Gil”, em homenagem à cantora e artista carioca. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira, assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD). O trajeto oficial do circuito — agora batizado com seu nome — terá concentração na Rua Primeiro de Março, entre as ruas do Rosário e do Ouvidor. O desfile seguirá pela Avenida Presidente Antônio Carlos até a dispersão, na altura da Rua Araújo Porto Alegre, no Centro do Rio.
* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Na justificativa do decreto, o prefeito Eduardo Paes exaltou a contribuição de Preta Gil para o fortalecimento do carnaval de rua carioca. “Considerando a participação decisiva de Preta Gil na retomada do carnaval de rua no Centro do Rio, contribuindo para sua afirmação enquanto espaço urbano de cidadania cultural”, escreveu Paes no documento.
Preta Gil faleceu no último domingo, nos Estados Unidos, em decorrência de complicações de um câncer no intestino. Ícone da cultura brasileira e apaixonada pelo carnaval, a cantora sempre demonstrou uma forte ligação com a folia carioca. Fundadora de um dos megablocos mais famosos da cidade, também já foi rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira. Em seus últimos desejos, Preta expressou que gostaria que seu cortejo fúnebre acontecesse em um trio elétrico, reforçando sua entrega e amor à festa popular.