InícioIntendenteImpério Ricardense erra no número de componentes, mas se destaca pela qualidade...

Império Ricardense erra no número de componentes, mas se destaca pela qualidade das alas e do samba, com valorização do folclore brasileiro

Por Juan Tavares

A escola da Zona Norte conseguiu tirar leite de pedra no último dia de desfile da Série Bronze. A Império teve dificuldades na evolução devido à pouca quantidade de componentes. Por mais que a escola não leve o título – elevando seu patamar para a Prata –, ela merece respeito por ter feito um Carnaval muito bonito, embora seja possível que a questão financeira tenha impactado o resultado da apresentação. No entanto, as alegorias, bateria, samba, mestre-sala e porta-bandeira foram maravilhosos; foi nítida a boa vontade das pessoas em fazer muito com pouco.

A menção à cultura indígena e ao folclore brasileiros levou mais do que samba para a Intendente, construiu uma ponte para outras formas de cultura – muitas vezes desconhecidas por parte da população – e, ao mesmo tempo, fez política, mesmo que de forma bastante sutil.

Comissão de Frente
A agremiação deu um show neste quesito. Os componentes principais fizeram uma coreografia que fazia alusão à cultura indígena. Além disso, dentro da própria comissão, havia três destaques fazendo uso de fantasias com a temática e tão sincronizados quanto os demais membros, que estavam mais simples, usando indumentária em um tom de azul médio para escuro.

Mestre-sala e porta-bandeira
O casal, também com as vestes que faziam referência à cultura indígena – com lâmpadas de LED acrescidas à peça – deu um show de simpatia, sincronia, dança e habilidade. A porta-bandeira se movimentava tal qual uma força gigante da natureza, enquanto o mestre-sala a conduzia com excelência pela avenida, fazendo um mix entre tempestade e bonança.

Harmonia
A agremiação não foi tão harmônica de modo geral, teve diversos buracos, como na ala das baianas e nas demais. Porém, pode-se afirmar que a escola fez uma apresentação muito boa, apesar de não ter um quórum suficiente de componentes para aprimorar o espetáculo. Foi notável o esforço para fazer muito com pouco.

Evolução
Mais uma vez, dentro das possibilidades e das limitações enfrentadas pela agremiação, a evolução se deu de forma razoável. Poderia ter sido melhor? Sim, com toda a certeza, mas deu para ver a empolgação dos componentes em tentar evoluir da melhor maneira possível, apesar dos percalços no caminho para ser promovida à Série Prata.

Samba
Os compositores Wagner Zanco, Fernando Sapê, Gonzaguinha, Jorginho Anhangá, Téo Dimirit e Gilsinho da Vila merecem parabéns e todo o reconhecimento possível pela maravilhosa composição. A colaboração, com toda a certeza, foi um verdadeiro sucesso; o divino provavelmente deu um empurrãozinho para a canção virar chiclete do início ao fim.
O refrão: “Inhá Jansen vem das trevas. Eita mulher má, sua carruagem solta fogo pelo ar. Olha a mula sem cabeça. Curupira e Pererê. O caldeirão da cuca vai ferver” tem tudo a ver com a harmonia da escola. Ademais, o folclore se mostrou relevante tanto na canção quanto nas fantasias e alegorias.

Outros destaques
As alegorias da Ricardense estavam lindas e congruentes com o enredo da escola. A bateria, junto com a rainha e as musas, estava impecável; se propuseram e cumpriram o objetivo de fazer o melhor possível na noite de sábado. A escolha do enredo “Era Uma Vez… Lendas e Folclores de Uma Terra Chamada Brasil”, que envolve a cultura do folclore brasileiro, foi marcante e muito necessária, não só para a agremiação, mas também para o país.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...