728x90
InícioSão PauloCom entrada franca e apuração no mesmo dia, Grupo de Acesso II...

Com entrada franca e apuração no mesmo dia, Grupo de Acesso II abre oficialmente o carnaval de São Paulo

Dez escolas brigam por duas vagas no Acesso I

Neste sábado, o carnaval de São Paulo tem o seu primeiro desfile oficial no Sambódromo do Anhembi na temporada de 2025, e é o Grupo de Acesso II, terceira divisão comandada pela Liga das Escolas de Samba. Serão dez escolas na pista do Anhembi, duas brigam pelo acesso e tentando não ser uma das duas que irão cair para o Grupo Especial de Bairros da UESP.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

acesso2 sp abre

Antes das apresentações oficiais, às 18h30, teremos o inédito Desfile Mirim, uma novidade em São Paulo, projeto do “Liga do Amanhã” com crianças entre 4 e 14 anos.

Abrindo, os desfiles temos a vice-campeã do Especial de Bairros, a Raízes do Samba,  seguido por Imperatriz da Paulicéia, Unidos do Peruche, Jovem, Pérola Negra, Morro da Casa Verde, Imperador do Ipiranga, Primeira da Cidade Líder, Brinco da Marquesa e fechando temos a Camisa 12.

1 – Raízes do Samba (20h)

raizes barracao4
Fotos: Lucas Sampaio/CARNAVALESCO

Estreante no Anhembi, a Raízes do Samba é uma escola recém-fundada, surgiu em 2015, ou seja, uma novata de nove anos. Com o experiente carnavalesco Babu Energia, terá como enredo “De quem é a culpa?”, um enredo abstrato que busca fugir do comum, e refletir sobre culpas variadas dentro da sociedade.

Babu Energia contou um pouco para o Carnavalesco: “As pessoas têm muita curiosidade em como vamos distribuir isso como enredo, já que ele é totalmente abstrato, solto e envolve variados assuntos. Durante a pesquisa da ‘culpa’, e começou com uma curiosidade muito grande da minha parte, percebi que há uma grande população negra que vive exposta nas ruas como mendigos, sofrendo ataques sociais. É um percentual muito grande e não estou falando isso de pesquisa de internet, estou falando isso de vivência. Passei alguns dias indo ao centro de São Paulo, na Cracolândia, sem que ninguém percebesse, e pude observar no dia a dia, inclusive, como as pessoas tratam. Eu arrepio porque isso foi muito profundo: como as pessoas tratam um mendigo negro e um mendigo branco”.

Os detalhes sobre o enredo da Raízes do Samba na Série Barracão

Fundação: 2015
Melhor resultado no grupo: Vice-campeão do Especial de Bairros em 2024
Participações no Acesso II: Estreante
Colocação em 2024: Vice-campeão do Especial de Bairros (UESP)

2 – Imperatriz da Pauliceia (20h50)

pauliceia barracao25 3

Vai para o terceiro ano consecutivo no Grupo de Acesso II, ficou no oitavo lugar em ambos anos que disputou. Neste ano vem com um tema “Eu queria que essa fantasia fosse eterna” comandada por uma comissão artística.

A presidente Maralice contou para o CARNAVALESCO sobre o tema escolhido: “O nosso projeto é fazer um carnaval conciso, correto, mas um carnaval muito bem acabado, com bastantes detalhes e alegria. Nosso enredo esse ano fala sobre as escolas de sambas. A gente quer mostrar para a sociedade o funcionamento de uma entidade. Se a gente mostra aqui, por exemplo, que os idosos são muito valorizados. É a velha guarda. As crianças ocupam o lugar delas. A gente tem pouco problema de racismo, de intolerância religiosa, a diversidade é muito bem aceita. A minha escola, inclusive, tem uma mulher na frente da bateria, que eu acho que é bacana. A gente mostra que a mulher cabe em qualquer lugar”.

Os detalhes sobre o enredo da Imperatriz da Pauliceia

Fundação: 1980
Melhor resultado no grupo: 5ª lugar do Grupo Acesso II
Participações no Acesso II: Quatro vezes
Colocação em 2024: 8ª lugar no Acesso II

3 – Unidos do Peruche (21h40)

peruche barracao25 4

A mais tradicional do Grupo, que está por lá desde 2020 buscando o acesso, cinco vezes campeã do Especial, três do Acesso I, mas ainda busca o retorno para a segunda divisão. O enredo em 2025 é sobre um de seus fundadores, Seo Carlão, que faleceu cinco dias antes do desfile oficial.

Com o tema sobre o último grande baluarte do carnaval de São Paulo, o carnavalesco Chico falou: “Assim que entrei, eu precisava achar um ponto em que a gente conseguisse unir os corações aqui dentro, e o Seo Carlão é a pessoa que conseguiria fazer isso. É resgatar a história da escola através de um personagem, através de um dos pilares do carnaval. A escolha do Seo Carlão foi fundamental para reunir as pessoas, e a gente tem mais do que a obrigação de homenagear a nossa ancestralidade, aquela pessoa que construiu tudo isso aqui. Eu, como sambista, preciso honrar muito as pessoas que construíram essa história, as pessoas pretas que construíram essa história”.

Veja mais sobre o enredo da Unidos do Peruche

Fundação: 1956
Melhor resultado no grupo: Vice-campeão (2022)
Participações no Acesso II: Quatro participações
Colocação em 2024: 6ª lugar no Acesso I

4 – Torcida Jovem (22h30)

jovem barracao25 5

Campeão do Grupo de Acesso II em 2023, retorna ao grupo após ano no Acesso I. E com uma comissão de carnaval desenvolve o enredo: “Na Capital do Reggae, onde a natureza canta e o mundo se encanta. São Luis do Maranhão”.

O diretor de carnaval da escola, Evandro Guedes, comentou sobre o enredo e as pesquisas:  “quando foi falado de São Luís do Maranhão, a gente optou justamente por isso primeiramente. Depois, o nosso grupo deixa com que a gente possa usar algumas peças de algumas outras agremiações – obviamente que totalmente reformadas, totalmente modificadas. Isso acabou barateando um pouco o nosso carnaval – apesar de ser um carnaval bem caro. A inspiração também veio por conta do barateamento do carnaval e também da ascensão das outras escolas falando de São Luís do Maranhão. Por ser uma terra bem rica de cultura, em que falam de três países que tentaram a invasão (Portugal, França e Holanda), a gente concluiu o ciclo para a escolha do enredo”.

Confira a matéria do barracão da Jovem com detalhes sobre enredo

Fundação: 1969
Melhor resultado no grupo: Campeão do Acesso II em 2023
Participações no Acesso II: 13 participações
Colocação em 2024: 7ª lugar (Acesso I)

5 – Pérola Negra (23h20)

perola barracao25 1
Fotos: Gustavo Lima/CARNAVALESCO

A tradicional Pérola Negra caiu para o Grupo de Acesso II na qual não participava há muito tempo, desde que foi campeã em 1988, e vem com o enredo ‘Exu Mulher’ desenvolvido pelo carnavalesco Rodrigo Meiners.

O carnavalesco Meiners explicou a escolha do enredo: “A ideia de ‘Exu Mulher’ foi proposta por mim. Quando eu fecho com a Pérola Negra, me impressionou na escola a questão da figura feminina. A presidente é mulher, a vice-presidente é mulher, as principais lideranças da comunidade são mulheres, o nome da escola é um nome feminino e eu fiquei com isso muito forte na minha cabeça, onde eu precisava fazer algum enredo ligado ao feminino para ajudar a Pérola a voltar para o Grupo de Acesso 1. Eu já conhecia o livro e lembrei. A Cláudia Alexandre, autora dele, tem um conhecimento de carnaval e de assuntos de matrizes africanas, de religiões de matriz africana, de costumes, culturas, heranças, religiões, danças… Se você conversar com a Cláudia, vai sair com dez ideias de enredo. Ela é uma pessoa iluminada e super abraçou o projeto, super ficou feliz. A gente teve a felicidade ainda de o livro ganhar um prêmio agora, que é o Prêmio Jabuti da literatura. Eu estou muito feliz de trazer esse enredo e acho que, mesmo no Acesso 2, Exu Mulher é um dos melhores temas do Carnaval 2025”.

Veja mais sobre o enredo da Pérola Negra

Fundação: 1973
Melhor resultado no grupo: Campeão Acesso II (1974 e 1988)
Participações no Acesso II: 2 participações
Colocação em 2024: 8ª lugar (Acesso I)

6 – Morro da Casa Verde (00h10)

MorroCasaVerde et PrimeiroCasal 1

Das mais tradicionais do grupo, conhece bem os atalhos, afinal venceu quatro vezes essa divisão em diferentes períodos da história. Em 2024 bateu na trave do acesso, e em 2025 segue com o carnavalesco Ulisses Bara que cantará o enredo: “Saravá Umbanda! Uma história de luz, caridade e amor”.

O artista contou um pouco sobre o enredo que será desenvolvido neste carnaval: “A gente conta a história através do Caboclo. Ele vem contando a narrativa, que é o Caboclo que incorporou no Zélio de Moraes, começando um pouco antes até mesmo da anunciação da umbanda para depois passar até os dias de hoje. Nós estamos ali mostrando os rituais, cerimônias, influência do catolicismo e influência do candomblé em cima da religião. Também nós pegamos todos esses pontos para montar o enredo”.

Saiba detalhes sobre o enredo da Morro da Casa Verde

Fundação: 1962
Melhor resultado no grupo: Campeão (1993, 1995, 2005 e 2020)
Participações no Acesso II: 12 participações
Colocação em 2024: 3ª lugar no Acesso I

7 – Imperador do Ipiranga (01h00)

A tradicional Imperador do Ipiranga está no Grupo de Acesso II desde 2019, e mantém uma linha mágica nos enredos com o carnavalesco Anselmo Brito que desenvolveu o projeto por mais um ano.

Em conversa com o CARNAVALESCO, o artista contou um pouco sobre a escolha: “A ideia parte do carnaval passado. A Imperador fez um carnaval que chamou a atenção por vir na contramão de todo mundo, e desfilou em 2024 com um enredo falando do universo infantil. Nós entendemos que teríamos que trazer algo que não fosse uma trilogia, mas que viesse nesse mesmo caminho. Eu já tinha uma ideia porque eu também sou muito apaixonado por esse universo de mágicos, de magia, e após assistir um grande espetáculo, também chamado ‘Abrakadabra’, saiu a ideia de falarmos sobre a história dos mágicos”.

Leia mais sobre o enredo desenvolvido pela Imperador do Ipiranga

Fundação: 1968
Melhor resultado no grupo: Quarto lugar em 2024
Participações no Acesso II: 9 participações
Colocação em 2024: 4ª lugar no Acesso II

8 – Primeira da Cidade Líder (01h50)

lider barracao25 8

Na mesma posição do desfile de 2024, a Primeira da Cidade Líder viveu dias complicados após o barracão pegar fogo e perder alegorias. Mas reconstruiu tudo em tempo e disputará normalmente a divisão com o tema: “Ajodun Odé, em seus 40 anos de axé Pai Tinho celebra Oxóssi” desenvolvido por Ewerton Visotto e Cristiano Oliveira.

Um dos carnavalescos, Cristiano ressaltou sobre a homenagem para o Pai Tinhó: O Pai Tinho tinha uma ligação muito forte já com a escola. Além dessa, também tinha uma ideia de fazer alguma coisa com um Orixá. Tinha uma história de Oxóssi, um Itan de Oxóssi que veio do Imperial, um compositor também, foi passada para eles. Eu falei assim: ‘deixa eu estudar um pouco essas duas temáticas e ver como que conseguimos juntar, se é que dá para juntar’. Quando eu fui pesquisar a história do Pai Tinho, que eu não tinha muito contato, descobri que ele era Pai Tinho D’Odé Oxóssi. Eu disse: ‘nós vamos unir essas histórias’. Quando juntei as duas coisas, o Ewerton foi com os meninos lá no terreiro conversar com o Pai Tinho, que compartilhou várias situações e citações. Ele falou um pouco sobre o Ajodun (celebração em iorubá), explicando que ele mesmo não desejava que fosse um enredo sobre ele. Não faria sentido para ele, um babalorixá, chegar e contar sua história dizendo: “Eu nasci assim”, e tal. Ele tem uma história muito rica, poderia contar mil coisas interessantes, mas não faria sentido espiritualmente falando”.

A matéria completa sobre o enredo da Primeira da Cidade Líder

Fundação: 1993
Melhor resultado no grupo: 4ª lugar no Acesso II (2019, 2022 e 2023)
Participações no Acesso II: Cinco participações
Colocação em 2024: 5ª lugar no Acesso II

9 – Brinco da Marquesa (02h40)

brinco barracao25 1
Fotos: Will Ferreira/CARNAVALESCO

A campeã do Grupo Especial de Bairros da UESP, a Brinco da Marquesa está de volta ao Acesso II e trará o enredo para o Anhembi: “A Marquesa na Cidade do Amor”.

Um dos artistas da comissão da agremiação, Sapo contou um pouco sobre o tema para o CARNAVALESCO: “O enredo surgiu através da comissão do carnaval e da diretoria da escola. Eles criaram um enredo de fácil assimilação, um enredo leve porque, até então, a escola tinha a ideia de que ela seria uma das duas primeiras a desfilar. Ela queria abrir o desfile com um enredo leve, um enredo que fale da cidade de São Paulo. O Brinco da Marquesa tem uma ligação muito forte com a cidade de São Paulo – e, quando foi apresentado a ideia para a diretoria, foi um enredo que de pronto agradou a escola. A única coisa que foi colocada da parte da diretoria é que a Marquesa, que é o símbolo da escola, deveria contar essa história. É ela quem visita os cantos da cidade e fala da evolução da cidade de São Paulo – desde a chegada dos imigrantes para cá, dos migrantes que construíram a cidade de São Paulo até a cidade nos dias atuais”.

Leia sobre o enredo e projeto do Brinco da Marquesa

Fundação: 1988
Melhor resultado: 10ª lugar (2022 e 2023)
Participações no Acesso II: Três participações
Colocação em 2024: Campeão do Especial de Bairros

10 – Camisa 12 (03h30)

camisa12 barracao25 4

Fechando o Grupo de Acesso II, a Camisa 12 terá como enredo desenvolvido por Delmo de Moraes: “Edun Ará Ase Idajo – Força que faz a justiça”. A agremiação está desde 2018 no grupo, desde que retornou após estar no Especial de Bairros em 2017, onde foi campeão.

O carnavalesco contou um pouco sobre o tema escolhido para esse carnaval: “A ideia foi do nosso diretor de carnaval, Demis Roberto. Queríamos abordar essa parte da diferenciação do negro e da justiça nas nossas vidas. Para isso, entramos nessa parte dos alafins de Xangô, que é o Rei da Justiça, essa foi a nossa intenção. É um tema que vínhamos querendo falar há muito tempo, temos uma característica de buscar essa coisa afro, a ancestralidade, do poder da justiça maior na nossa vida”.

Veja sobre o enredo da Camisa 12

Fundação: 1996
Melhor resultado no grupo: Campeão (2001 e 2003)
Participações no Acesso II: 16 participações
Colocação em 2024: 7ª lugar

A transmissão e o evento

A entrada é franca, inicia às 18h30, os desfiles somente 20h, e a última agremiação entra na pista 3h30, com transmissão do YouTube da Liga das Escolas de Samba de São Paulo, também da TV Brasil, e cobertura completa do CARNAVALESCO, com crônicas e redes em tempo real do Anhembi.

Vale lembrar que a apuração será já neste domingo, 23 de fevereiro de 2025, às 19h, na Fábrica do Samba.

- ads-

Vídeo: análise dos ensaios da UPM, Tijuca, Mocidade e Tuiuti

https://www.youtube.com/watch?v=5Zk9STyBlsw

Nêgo vai ganhar homenagem no Carnaval

O cantor Nêgo será homenageado no desfile dos 50 anos da Banda do Central, na Praia de Icaraí, na manhã deste domingo, 23. Atual...

ibis Styles São Paulo Barra Funda oferece um excelente café da manhã e uma vasta culinária peruana nas demais refeições

O hóspede do ibis Styles São Paulo Barra Funda pode desfrutar de um café da manhã servido em forma de buffet, espetacular e muito...