Mais de três meses após escolher o samba que irá ser cantado na Sapucaí, em 2025, a União da Ilha gravou a faixa oficialmente para o disco da Liga-RJ. O enredo “BA-DER-NA! Maria do Povo”, do carnavalesco Marcus Ferreira, narra a história da bailarina Marieta Baderna e a popularização do sobrenome dela como sinônimo de confusão, desordem ou festa. A parceria campeã do compositor Romeu D’Malandro foi entoada por Tem-Tem Jr..

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

O povo é você!

Tem-Tem Jr assumiu, neste ano, o cargo de intérprete oficial da União da Ilha para o próximo carnaval. Ele, que vem de uma série de disputas de sambas-enredo, detalha para a nossa equipe as preparações para a gravação, além do sentimento

“Nós viemos de uma sequência de gravações e disputas de sambas, que está se encerrando na gravação da faixa oficial, o momento mais esperado pelos profissionais do samba. A preparação é o descanso, a alimentação com frutas e os exercícios com a fonoaudióloga”, comenta.

gravacao sambailha2025 1
Fotos: Gabriel de Souza/CARNAVALESCO

Além de Romeu D’Malandro, a obra escolhida teve como demais compositores: Diego Nicolau, Carlinhos Fuzileiro, Geraldo M. Felicio, Inaldo Botelho, Richard Valença, Paulo Beckham, Fernando Tetê, Fábio Sol e Igor Leal. Desse modo, o cantor Tem-Tem Jr confessa que a parte favorita dele é o refrão: “Hoje o sol nasceu mais cedo pra te ver/ Maria do Povo… O povo é você!”, pois, pelos cálculos dos horários, a escola desfilará no amanhecer.

Além disso, por ser a primeira gravação da faixa oficial para Ilha, o intérprete comenta qual é o sentimento de estar no estúdio.

gravacao sambailha2025 3

“Há um frio na barriga. Isso é normal, igual quando a gente pisa na Sapucaí a cada ano. Sempre parece que é a primeira vez e, aqui, no estúdio, não é diferente, porque gravar a faixa oficial requer muita responsabilidade. Eu sou um intérprete que tem uma linha de interpretar muito, então tem um pouco de técnica, mas também emoção”, ressalta.

Baderna na Avenida

Maurício Santos substituiu o mestre e o seu irmão, Marcelo Santos, na coordenação dos músicos na gravação. Além de diretor de bateria da azul, branco e vermelho, ele também é mestre do Boi da Ilha do Governador e relevou à equipe do CARNAVALESCO detalhes da gravação.

gravacao sambailha2025 2

“O andamento que estamos propondo neste ano é o de 146 BPM (batidas por minuto). É um andamento que viemos realizando em outros desfiles, além de ser confortável para a escola”, explicou Maurício.

A bateria gabaritou o quesito no último carnaval. Ao buscar uma continuidade nas notas, Maurício nos releva uma correlação da ritmicidade dos instrumentos ao enredo sobre a bailarina italiana. Os seguintes versos “A massa toda gritou e te reverenciou/ Pra tudo virar BA-DER-NA!” são enfatizados a fim de fazer jus aos significados da palavra baderna.

“Nós iremos fazer três bossas, que demos o nome de bossa da baderna. Terá uma banda se apresentando para os jurados e iremos lançar no disco também. Não queremos esconder, pois estamos dispostos a mostrar tudo para a faixa da Ilha ser impactante”, confessa o diretor.

gravacao sambailha2025 4

Em 2025, a União da Ilha irá se apresentar na sexta-feira de Carnaval, primeiro dia de desfiles da Série Ouro, sendo a oitava escola a cruzar a Marquês de Sapucaí.

Conheça a ordem dos desfiles da Série Ouro para o Carnaval 2025