Após ter um samba-enredo muito questionado no Carnaval 2023 o Salgueiro deu a volta por cima no ano seguinte. A Academia do Samba, com o enredo “Hutukara”, conquistou os corações dos salgueirenses e de todos os sambistas. A obra de Pedrinho da Flor, Marcelo Motta, Arlindinho Cruz, Renato Galante, Dudu Nobre, Leonardo Gallo, Ramon Via 13 e Ralfe Ribeiro foi eleita, segundo os leitores do site CARNAVALESCO, como a melhor do Grupo Especial do Rio para o Carnaval 2024.
O Salgueiro ficou em primeiro lugar na enquete com 14,6%, seguida da Mocidade com 14,4%, Viradouro teve 12,3% e Imperatriz com 12,1%. A Portela terminou com 8,7% e a Vila Isabel com 7,6%. O Tuiuti teve 6,6%. Grande Rio recebeu 6,4%. A Porto da Pedra fechou em 4,7%, com a Mangueira com 4,3%, Beija-Flor com 4,2% e a Tijuca com 4,1%.
Principais nomes da parceria, Marcelo Motta assina seu nono samba na Academia e Pedrinho da Flor, o terceiro. A música será o tema de “Hutukara”, uma importante mensagem de alerta em defesa da Amazônia e em particular dos Yanomami, que sofrem efeitos da ação de garimpeiros na sua região. O desfile está sendo produzido pelo carnavalesco Edson Pereira. Em 2024, o Salgueiro será a terceira escola a desfilar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí na primeira noite do Grupo Especial.
“Este ano, mais do que nunca, é uma responsabilidade muito grande. O Salgueiro fica como uma voz de defesa do povo indígena. Eu tenho muita honra de ter composto, junto com os meus parceiros, a trilha sonora desse protesto. O Salgueiro será campeão do carnaval, com toda certeza. A minha parte favorita é ‘Pelo povo da floresta//Pois a chance que nos resta//É um Brasil cocar’. Um Brasil em defesa do povo indígena. É o que precisamos! Isso não é um samba-enredo, é um hino e protesto que vai ganhar o mundo inteiro”, confiante, afirmou Marcelo Motta, após o samba ser escolhido na final.