Em reunião plenária, na noite desta terça-feira, na Cidade do Samba, os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro e a direção da Liesa definiram a realização de uma grande festa, nos dias 1º e 2º de dezembro, para celebrar o Dia Nacional do Samba.
“Dia 1 e 2 de dezembro vamos fazer a festa de lançamento dos sambas e do Carnaval 2024. Vamos aproveitar o Dia Nacional do Samba. Na sexta-feira haverá show do Diogo Nogueira, além da eleição da Corte LGBTQIA+. Cada escola terá 30 minutos para se apresentar, seguindo os dias oficiais dos desfiles (sexta, escolas que vão desfilar no domingo de carnaval e sábado são as agremiações de segunda-feira) e mais um tempo de 10 minutos no palco para os sambas antológicos, uma espécia de aquecimento. Vai começar próximo do barracão da Beija-Flor e terminar perto da Imperatriz. Cada escola poderá ter até 300 componentes, incluindo, a bateria com 50 ritmistas”, explicou Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa, ao site CARNAVALESCO.
O diretor de marketing da Liesa, Gabriel David, também falou sobre a festa de dezembro. “Vamos mudar a nomenclatura. Não vamos chamar de mini desfiles. Será a abertura oficial do Carnaval 2024. Vamos fazer um grande evento comemorativo ao Dia Nacional do Samba referente as escolas de samba”.