O Guinness World Records – o conhecido Livro dos Recordes – anunciará neste sábado, durante o desfile das Campeãs na Sapucaí, o mais novo título brasileiro a figurar na publicação que chancela os maiores feitos mundiais. O Carnaval da Sapucaí 2023 foi a maior ação de reciclagem de latas de alumínio do mundo, por meio do projeto Recicla Sapucaí.
A ação foi uma união de forças capitaneada pelo Sesc RJ – detentor oficial do título –, que contou com o apoio do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS), Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), por meio do programa internacional Cada Lata Conta, além de catadores do material reciclável. Os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí – incluindo Série Ouro, Grupo Especial e a estimativa para o das Campeãs – registrarão cerca de 10 toneladas do item recolhidas. Toda a renda obtida será revertida aos 108 catadores contratados.
Resíduos triturados facilitando o manuseio
Além das latas, a força-tarefa recolheu outros itens. Também foram coletados, junto aos foliões, garrafas PET e outros resíduos por meio de 15 máquinas Retorna Machine. Já a máquina ReVIDRO triturou as garrafas de vidro dispensadas pelos bares, transformando-as imediatamente em areia, reduzindo o volume e acabando com o risco de acidentes com o manuseio. Em diferentes setores do Sambódromo foram dispostas bombonas coletoras de óleo, onde foram depositadas dezenas de litros de óleo vegetal oriundas das cozinhas das áreas de alimentação. Todo o material foi destinado à reciclagem.
Looks reciclados e recicláveis
Quem esteve na avenida no maior show da Terra foi estimulado a descartar seus resíduos de forma correta por agentes sensibilizadores. Entre eles, modelos vestindo trajes customizados pelo estilista Guilherme Tavares. O artista transformou os plásticos e metais em diferentes looks, chamando a atenção de público para a questão ambiental e para os pontos de coleta.
Título será celebrado no Desfile das Campeãs
O certificado será entregue antes do Desfile das Campeãs, após a apresentação da Embaixadores da Alegria, escola de samba formada por pessoas com deficiência e que comemorará 15 anos na ocasião. Após o cortejo da agremiação, entrarão na avenida os catadores e os garis da Comlurb, que também contribuíram com sua força de trabalho para o recolhimento de todos os resíduos. As modelos sensibilizadoras com looks customizados também comporão o grupo, que será embalado pelo Multibloco e músicos em pernas de pau. A celebração contará com a presença de Camila Borenstain, adjudicadora oficial do Guinness World Records, que anunciará o título.