A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), que tem à frente o secretário Chicão Bulhões, em parceria com a Fundação João Goulart (FJG) e a Riotur, divulga a segunda edição do Carnaval de Dados. O estudo traz dados econômicos, números da operação do Carnaval, curiosidades da festa e também o quantitativo de trabalhadores envolvidos no evento, incluindo a imprensa especializada no Carnaval.
Segundo a pesquisa, em 2022 no Youtube houve aproximadamente 10 milhões de visualizações de conteúdos ligados ao Carnaval, considerando diversos eventos ocorridos ao longo do ano: mini desfiles (em fevereiro, visando os desfiles de 2022; e em dezembro, com os enredos para o Carnaval 2023) do Grupo Especial; mini desfiles da Série Ouro; ensaios técnicos de 2022 na Marquês de Sapucaí; desfiles oficiais de 2022 no Sambódromo (Liesa e Liga-RJ) e na Intendente Magalhães (Superliga Carnavalesca); a apuração das diferentes ligas em 2022; e sambas-enredos para o Carnaval 2023. Os números mostram a força do Carnaval Carioca.
Ao se considerar os principais veículos de comunicação da imprensa especializada, além dos canais oficiais da Liesa e Liga-RJ, há mais de 430 mil pessoas inscritas nesses canais no Youtube. Se somadas todas as redes sociais desses veículos, o número total de seguidores fica na casa dos milhões.
Mais um dado relevante sobre a força das Escolas de Samba, é a quantidade de seguidores ou inscritos nas redes sociais. Somando canais e perfis de Youtube, Instagram e Twitter, das 12 Escolas de Samba do Grupo Especial e das 15 Escolas de Samba da Série Ouro, além das redes sociais da Liesa, Liga-RJ e Superliga Carnavalesca (responsável pelos desfiles das Escolas de Samba da Intendente Magalhães), chega-se num número total de 3,5 milhões de seguidores / inscritos.