Na noite da definição da ordem dos desfiles para o Carnaval 2025, o site CARNAVALESCO conversou com o funcionário da Liga-SP, Alexandre Vicente, responsável por conferir e recolher as notas após o término de cada noite de desfiles. Ele, que trabalha nas noites de apresentações das escolas, explica o processo que é feito, desde o fechamento dos malotes com os jurados nos módulos, até o recolhimento no Batalhão de Choque.

Foto: Felipe Araujo/Divulgação Liga-SP

Há uma segurança muito grande. Há escoltas de polícias e fica em um local que é difícil de ser encontrado, que é uma das sedes do Batalhão de Choque na capital paulista. O carregamento das notas até o Anhembi no dia da apuração é feito por um carro forte para reforçar que nada de pior aconteça com o resultado do carnaval.

Além disso, o produtor confirma que esse procedimento é feito todos os dias após o término de cada noite de desfiles. As notas não ficam em momento nenhum presas na Liga-SP, Sambódromo do Anhembi ou cabine de jurados.

Esquema de conferência e segurança

Alexandre explica o procedimento após o término dos desfiles. Segundo o membro da produção da Liga-SP, os jurados devem lacrar o envelope. Sendo assim, há uma conferência e as notas são levadas ao Batalhão de Choque.

“Quando acaba os desfiles da sexta-feira, o jurado lacra os envelopes com as notas, eu confiro para não ter dor de cabeça e depois a gente coloca no malote. Vou para os outros módulos e o procedimento é o mesmo. Assim que termina o último módulo, que é o quarto, a gente lacra o malote na frente de todo mundo que está ali e leva para o Batalhão do Choque. Na chegada ao local, tem todo um trâmite de se identificar, não é qualquer um que vai chegar. Eu sou militar e ajuda mais um pouquinho. Tanto para ir e quanto para vir, tem a escolta da polícia”, explicou.

Recolhimento e retirada dos malotes

Vicente deixa claro que as notas não ficam em nenhum lugar. Ele diz que há as oficiais e as de rascunho, mas há o recolhimento delas no término de cada dia dos desfiles

“A nota não fica em nenhum lugar. São dois malotes, que é o oficial e o do rascunho. Se acontecer alguma coisa, como já aconteceu, nós temos lá no Batalhão a segunda nota guardada e só é retirada depois dos Desfiles das Campeãs. A gente faz esse procedimento uma vez a cada dia. Acabou o Acesso 2, a gente recolhe e leva. Dos desfiles de sexta-feira, sábado e domingo é a mesma coisa. A gente recolhe e leva na manhã seguinte que termina os desfiles. Na terça-feira, que é o dia da apuração, nós vamos por volta de 11h30 e 12h para fazer a retirada”, completou.