Os Acadêmicos do Tatuapé conseguiram no carnaval de 2024 subir um degrau em relação ao resultado do ano passado. O terceiro lugar obtido após um ciclo marcado por profundas mudanças não apenas no regulamento, mas na forma de se apresentar na Avenida, corrobora a notoriedade da escola da Zona Leste quanto a capacidade de interpretar corretamente um regulamento sem abrir mão da produção de um agradável espetáculo audiovisual.
Um dos responsáveis por garantir à Tatuapé tamanho grau de excelência nos últimos anos é o carnavalesco Wagner Santos, que assina os carnavais da Azul e Branco desde o ano do bicampeonato obtido em 2018. Após a apresentação no Desfile das Campeãs, o artista conversou com o site CARNAVALESCO e falou sobre o que faltou para que o resultado da escola em 2024 fosse ainda melhor.
“Com essa mudança que houve no regulamento, havia muita insegurança por parte não só da nossa agremiação, mas por parte das outras agremiações também. Todo mundo tinha dúvida de como os jurados iam enxergar essa nova ideia, essa nova forma de julgar. Isso causou uma certa ansiedade nas pessoas, mas para a gente, graças a Deus, deu tudo certo, foi bacana. O jurado aceitou bem a nossa proposta, fizemos a nossa proposta, subimos mais um degrau e estamos aí, fizemos um carnaval bacana, nossa comunidade está feliz, estamos felizes. Existem outros carnavais, todo ano temos a possibilidade de tentar novamente, de refazer um novo carnaval, uma nova proposta. Estamos aí, estamos felizes”, avaliou.
Em 2024, a Tatuapé apresentou um desfile com ideias criativas e diferentes para o universo dos desfiles da própria escola. A comissão de frente apresentou um tripé, elemento não usual na agremiação, além de uma estética ousada de uma única cor para o carro Abre-alas e a solução de bandeirolas típicas de Festa Junina fixadas no topo da segunda alegoria que foram carregadas por guardiões da ala que vinha logo atrás. Wagner garantiu que para 2025 a Tatuapé seguirá trazendo novidades, e aproveitou para exaltar os desfiles ocorridos em 2024 como um todo em São Paulo.
“Vamos estar sempre apostando na ousadia, e vamos estar apostando também em novas propostas, novas ideias. Com certeza no ano que vem, pelo que já se observou nesse último carnaval, as pessoas das outras agremiações também estarão apostando em ideias novas, propostas novas, movimento no carro, um trabalho de iluminação, trabalhos mais cenográficos, mais artísticos, então eu acredito que sim, que o Carnaval melhorou muito. Eu gostei muito do resultado, gostei muito da forma que foi apresentado. Esse ano a gente teve um Anhembi cheio em todas as noites, até mesmo para assistir os desfiles do Acesso 1 e do Acesso 2. As noites foram maravilhosas e fomos agraciados por noites também de céu estrelado. Realmente foi fantástico, eu gostei muito do carnaval esse ano. Foi um Carnaval muito especial, um Carnaval diferente, e tenho certeza de que as pessoas que assistiram o espetáculo também sentiram essa diferença. Algumas reclamaram das mudanças na transmissão, dos novos comentaristas, outros reclamaram da forma do julgamento, mas isso tudo é uma questão de costume e se adaptar às novas regras, às novas formas de julgamento. Tudo isso para fazer um grande espetáculo. São Paulo está de parabéns, estou muito feliz com o resultado. Independente de colocação, eu estou muito feliz com o resultado. E as outras agremiações também, parabenizar a todas, que todas fizeram um trabalho realmente fantástico”, afirmou.
Questionado quanto a possíveis conversas em andamento para o projeto do próximo carnaval, Wagner Santos afirmou que em 2025 a Tatuapé pretende partir para uma nova proposta de enredo, saindo do estilo de temas apresentados nos últimos anos.
“A gente está com ideias novas sim. A gente pretende, já no próximo ano, fazer um novo projeto, e já no próximo carnaval fugir um pouco da linha CEP. A gente vai partir para uma outra proposta, uma proposta mais cultural, mais artística mesmo, algo que as pessoas esperam. Eu tenho certeza de que a Acadêmicos do Tatuapé, a nossa diretoria da Acadêmicos, vai estar preparando uma grande ideia, um grande enredo para a gente fazer um grande trabalho”, garantiu.