Uma agremiação jovem que vem em crescente no carnaval de São Paulo é a Dom Bosco de Itaquera, conhecida como escola do Padre, e com o slogan: ‘vai pensando que a gente só reza’, pois lutava há algum tempo pela vaga no Acesso I e conseguiu após vice-campeonato em 2023.

DomBosco et DiretorCarnavalCarlosShakila
Carlos Shakila, diretor de carnaval da Dom Bosco. Foto: Fábio Martins/CARNAVALESCO

Na primeira vez no Grupo de Acesso I, o diretor de carnaval de agremiação de Itaquera, Zona Leste de São Paulo, Carlos Shakila é um dos mais antigos representantes da agremiação, e contou um pouco sobre o desafio na estreia da escola no grupo.

“Estamos ainda em êxtase por ter chegado no Acesso I, um sonho de um Padre, o sonho de uma comunidade, uma luta de todos nós. Vamos tentar fazer o nosso melhor, e tentando fazer o nosso melhor, fazer o nosso maior. Se superando a cada dia, esperamos mostrar o melhor e maior brilho que nossa escola já fez até hoje. E proporcionar ao carnaval de São Paulo, uma alegria e o entusiasmo muito forte. Vai pensando que a gente só reza”.

Em relação a agremiação ser ligada a igreja, é comandada pelo Padre Rosalvino, que é sempre uma figura marcante nos ensaios e desfiles da escola. O diretor de carnaval relatou sobre o projeto.

“Já dizia Dom Bosco: ‘uma casa sem música, é um corpo sem alma’, então a Dom Bosco traz aquilo que Dom Bosco, nosso santo maior, já passava para nós. Temos que levar alegria, cultura, interatividade, a igreja é um lugar religioso, mas é um lugar de povo e onde tem povo, tem samba”.

Para 2024, a Dom Bosco cantará: “Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente”, e o diretor Carlos explicou como será o desenvolvimento do enredo.

“Estamos trabalhando muito forte, nenhum dia parou ainda para respirar. Estamos focados em só fazer um carnaval simples, não, mas fazer um samba lindo, carnaval lindo, enredo maravilhoso. O enredo que fala o Nordeste muito vivo, rico, o cordel encantado para lá de valente, nosso enredo vai retratar aquilo que o nordestino é, guerreiro, saudável, feliz, alegre e promissor. É um enredo feliz, que você vai gostar muito, e o público vai amar demais”.

O elenco para 2024 foi quase todo renovado, teve uma baixa importante, a saída do Ronny Potolski, diretor da agremiação. Mas Carlos, que é cria da escola, exaltou todo o elenco construído pela Dom Bosco, que vem tendo resultado, já que brigou pelo acesso nos últimos anos, até que conseguiu em 2023.

“Olha só, nosso elenco é forte, é elenco com pouquíssimas mudanças, nós lutamos muito para gerar o melhor para nossa escola. O carnaval não se ganha apenas na pista, se ganha com equipe, projeto unido, então nós estamos aí, lutando muito, para tentar não só mostrar o melhor, mas mostrar uma amizade, alegria, família. A família Dom Bosco é isso”.

Vice-campeã do Acesso II, a Dom Bosco será a primeira escola a desfilar no Grupo de Acesso I no domingo, dia 11 de fevereiro, horário marcado para às 21h.