728x90
InícioGrupo EspecialViradouro incendeia a Sapucaí, mostra solidez em todos os quesitos e reafirma...

Viradouro incendeia a Sapucaí, mostra solidez em todos os quesitos e reafirma sua força rumo ao bicampeonato

Com um ensaio técnico vibrante, a vermelha e branca de Niterói encantou o público, demonstrou sintonia, potência musical e reforçou sua caminhada rumo ao bi.

Por Luan Costa e fotos de Allan Duffes (Colaboraram Gabriel Radicetti, Juliana Henrik, Carolina Freitas, Luiz Gustavo, Matheus Morais e Matheus Vinícius)

Mais de 80 mil pessoas lotaram o Sambódromo na noite deste sábado e puderam acompanhar o excelente ensaio técnico da Unidos do Viradouro. A atual campeã do carnaval carioca fechou a noite em grande estilo e mostrou que o bicampeonato é um objetivo mais do que possível. Durante pouco mais de uma hora, a escola mostrou sintonia com sua comunidade e um desempenho sólido em todos os quesitos, como comissão de frente e casal de mestre-sala e porta-bandeira. Mas foi o aspecto musical que mais chamou atenção, com o carro de som, comandado por Wander Pires, e a bateria de mestre Ciça sendo peças fundamentais para impulsionar o canto dos componentes e contagiar o público nas arquibancadas.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A cada passada de samba, que comprovadamente caiu nas graças da comunidade e também do grande público, o entrosamento entre os ritmistas e os intérpretes ficava ainda mais evidente, o que garantiu um ensaio consistente, vibrante e com emoção.

Em 2025 a Viradouro levará para a avenida o enredo “Malunguinho: O Mensageiro de Três Mundos”, desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon. A narrativa homenageia Malunguinho, figura histórica e espiritual ligada à resistência no quilombo do Catucá, em Pernambuco. A vermelha e branca de Niterói será a terceira escola a pisar na avenida no primeiro dia de desfiles do Grupo Especial. No próximo domingo a escola realizará o teste de luz e som também na Marquês de Sapucaí.

viradouro ensaio tecnico 2025 15

Ao final do ensaio o diretor de harmonia, Dudu Falcão, falou ao CARNAVALESCO. “Seria muita arrogância da nossa parte achar que não há nada a melhorar. Sempre tem. Acabamos de fazer o ensaio, e essa pergunta é clássica — assim como a resposta. A gente só consegue analisar com calma depois, conversando com todo mundo. Mas, pelo que percebi nos momentos em que consegui tirar o fone do ouvido, vi uma escola cantando muito, com um ritmo bem sustentado pela bateria e pelo carro de som. O desempenho foi tão bom que chega a dispensar comentários. Nós faremos três desfiles aqui. Esse foi o primeiro, no próximo domingo teremos o segundo e, se Deus quiser, o ápice será o terceiro. Esse terceiro desfile vai coroar tudo o que estamos construindo. É uma sequência intensa, fruto de muito trabalho e dedicação. Acredito que foi um ensaio muito satisfatório, e agora é focar para fazer um ensaio ainda mais próximo da perfeição no próximo domingo”, pontuou o diretor.

Comissão de Frente

A expectativa em torno dos coreógrafos Priscilla Mota e Rodrigo Negri cresce a cada ano, mas a sensação é de que a dupla não sente essa pressão — e talvez seja justamente por isso que suas comissões sempre encantam o público.

viradouro ensaio tecnico 2025 4

No ensaio do último sábado, eles apostaram em uma coreografia aguerrida, com movimentos fortes, mantendo a linha do que já vinham apresentando nos ensaios de rua desta temporada. A grande diferença ficou por conta do figurino, impecavelmente produzido, e do uso de um tripé, que representava a Jurema Sagrada e elevava o componente principal, Malunguinho, ao final da apresentação. Outro elemento que chamou atenção foi um enorme bandeirão, manuseado pelos bailarinos contendo um verso do samba: “o rei da mata que mata quem mata o Brasil”.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira

As apresentações de Julinho e Rute pelos módulos de jurados foram impecáveis. A dupla demonstrou a firmeza e segurança de sempre, deixando o público em êxtase.

A coreografia apresentada foi a mesma que será executada no desfile oficial. Apesar do estilo clássico e mais solto, eles possuem passos bem marcados, especialmente em trechos estratégicos do samba. Um exemplo disso acontece na passagem “a quem do mal se proclama, levo do céu pro inferno”, quando dão as mãos e fazem um movimento rápido em direção ao chão, traduzindo a força da letra na dança.

A performance equilibrou momentos de delicadeza com outros de intensa energia, criando um contraste harmonioso e envolvente. Mais uma vez, Julinho e Rute mostraram por que são uma das grandes referências do casal de mestre-sala e porta-bandeira no carnaval.

viradouro ensaio tecnico 2025 7

“Hoje é o mais próximo da realidade, o que falta hoje é a fantasia. A gente vem ensaiando incessantemente, na noite anterior foi nosso teste de luz aqui, pouco descansamos. Avenida lotada, até o setor 13 cheio. Hoje a gente pôde testar coreografia, testar todo o andamento desde o setor 1 até a saida; claro que sempre temos alguma coisa pra melhorar, mas foi muito positivo o que fizemos hoje. Foi uma mistura de superação, alegria, afeto, recebemos um carinho imenso do público, e isso faz valer nosso esforço, nossas noites mal dormidas, os trabalhos paralelos ao carnaval, essa sensação faz valer tudo a pena”, disse a porta-bandeira.

“Nossa experiência de tantos anos juntos ajuda, mas se ficarmos na zona de conforto pode prejudicar, porque estamos há tanto tempo dançando juntos e a gente já sabe a parada, a movimentação, o respiro do outro que em algum momento podemos relaxar. A Rute em alguns momentos cobra pra eu olhar pra ela, ter essa atenção, e saber que o outro vai estar no lugar, saber que a mãozinha estará lá, se isso não for trabalhado como um casal que está iniciando a parceria, acaba se perdendo. E muitas vezes a magia está nesses detalhes. É óbvio que o tempo de parceria facilita muito, facilita no trato, em um confiar no outro. E a cada desfile técnico, porque não é mais apenas um ensaio, vamos vivenciando uma emoção diferente desses 18 anos juntos. Acho que todo casal quando se forma busca uma maturidade juntos, e graças a Deus alcançamos isso”, completou o mestre-sala.

Harmonia e Samba

Ao longo deste pré-carnaval, a sintonia entre mestre Ciça e Wander Pires só cresceu, tornando-se peça-chave para o excelente desempenho musical e harmônico da vermelha e branca. Neste ensaio, mesmo com o som ainda não totalmente propagado por toda a Avenida, a harmonia se destacou como um dos pontos fortes da noite.

O samba-enredo foi cantado a plenos pulmões, não apenas pela comunidade — que mais uma vez demonstrou um vigor e uma garra impressionantes — mas também por boa parte do público presente. Os versos “O rei da mata que mata quem mata o Brasil” e o refrão “A chave do cativeiro // Virado no Exu Trunqueiro // Viradouro é catimbó // Viradouro é catimbó // Eu tenho corpo fechado // Fechado tenho meu corpo // Porque nunca ando só” foram os momentos de maior explosão, com a escola e a arquibancada em total sintonia.

viradouro ensaio tecnico 2025 1

“O samba é muito bom, está na boca do povo e teve um excelente desempenho nesse ensaio”, cravou o intérprete Wander Pires.

Evolução

A evolução da Viradouro neste ensaio foi extremamente coesa. As alas cruzaram a Avenida de forma leve e espontânea, porém, sem abrir mão da técnica de desfile em nenhum momento.

viradouro ensaio tecnico 2025 10

Um detalhe interessante foi a quantidade de componentes que estavam maquiados ou carregando adereços de mão, o que ajudou a reforçar a identidade visual do enredo. Outro destaque foi a presença de inúmeros grupos cênicos ao longo dos setores, cujas performances prenderam a atenção do público e adicionaram ainda mais impacto ao ensaio. No geral, a escola manteve um ritmo equilibrado, sem atropelos, garantindo uma fluidez constante do início ao fim.

Outros Destaques

A presença da rainha de bateria, Erika Januza, é sempre um destaque, e na noite deste sábado não foi diferente. Usando uma fantasia inspirada em uma cabocla, a atriz encantou o público e foi ovacionada por toda a Sapucaí. Sua entrega e sintonia com a bateria chamaram atenção, e ao final do ensaio, Erika deixou a Avenida visivelmente emocionada.

viradouro ensaio tecnico 2025 2

Ao CARNAVALESCO, mestre Ciça analisou a bateria no ensaio técnico. “Foi ótimo! Agora a gente vai conversar pra ver algum problema na escola na bateria, acho que não teve problema. Eu gostei muito do ensaio. A minha bateria foi excepcional e estou com ela pronta para o desfile. Lógico, vamos nos corrigir sempre para chegar prontinha no desfile. Eu já executei as bossas do desfile, só faltando mais da cabeça do tamborim, porque eu tinha que botar o tamborim para dentro. Como o carro de som não é oficial, eu fico com medo de fazer. Eu acho que até o atabaque também, ali, sem microfone. Corremos risco aqui hoje, mas tinha que fazer, testar. Como não deram microfone para a gente, que eu pedi à equipe de som, mas não colocaram, eu testei assim mesmo. A proposta é essa. O rendimento foi muito bom”.

- ads-

Aclamada pelo povo! Mayara Lima, rainha de bateria do Tuiuti, e a arte de sambar

Um dos grandes destaques do carnaval do Rio de Janeiro, Mayara Lima, rainha de bateria do Paraíso do Tuiuti, conquistou o título após impressionar...

Série Barracões: Tijuca busca transformação, reverencia sua juventude e pavilhão ao contar história de Logun-Edé

Edson Pereira foi o primeiro carnavalesco a ter o contato renovado para o Carnaval 2026. Demonstra a confiança que a escola, através do presidente...

Freddy Ferreira: ‘ensaio técnico profundamente emocionante da bateria do Império Serrano’

Um ensaio técnico profundamente emocionante da bateria "Sinfônica do Samba" do Império Serrano, sob o comando de mestre Vitinho. Foi possível flagrar alguns ritmistas...