Por Nathália Marsal
A Unidos do Viradouro foi direto ao ponto sobre seu objetivo com o enredo “Vira Viradouro”: voltar ao Sábado das Campeãs e relembrar os tempos áureos. E demonstrou isso em cada setor da escola trazendo uma pegada leve, atraindo o folião e os integrantes pela emoção e fácil leitura da apresentação, como uma grande contação de história.
Como no Abre-Alas que trouxe uma grande estante de livros de onde bruxas contam histórias e despertam lembranças. Em seguida, elas ressurgem no segundo carro da agremiação “Bruxas” com muita desenvoltura de detalhes.
Mas foi o segundo setor, “Encantados”, que mais chamou atenção com alas e carros inspirados em contos que já passaram pela casa de muitos brasileiros: “Cinderela e o Príncipe Encantado”, “Soldadinho de Chumbo”, “Alice no País das Maravilhas” e “Lumiére”.
Carla Elethério ficou maravilhada com as alegorias. Há 21 anos na escola, ela acredita que o enredo tem poder para fortalecer a agremiação de Niterói.
“Ano passado, estava doente na época do desfile e não pude participar. Esse enredo vai trazer a magia para Avenida. Quem me viu chorar vai me ver sorrir. Está tudo bonito”, defende a foliã, que chegou às 15h para fazer maquiagem da ala “Pirata”, em referência ao filme “Piratas do Caribe”.
Aline Brazão acredita que o enredo tem a ver com o momento da escola e afirma que é preciso ter esperança, assim como temos quando lemos um conto.
“É realmente um renascimento, uma maneira de resgatar o que ficou escondido, o que ficou na infância. Precisamos acreditar que é possível. Vamos perdendo a inocência, a ingenuidade e perdendo a esperança. A Viradouro vai renascer das cinzas. As fantasias estão com uma linguagem boa de entender, o samba enredo está maravilhoso e tenho certeza que a arquibancada e quem estiver assistindo em casa vai saber mesmo sem conhecer a escola”, afirma a niteroiense que desfila há dez anos na escola.
O desejo de Aline estava há poucos metros de distância dela, representado pelo sexto carro “A Fênix e o Renascer das Cinzas”, que finalizou o desfile esbanjando alegria e esperança.