O CARNAVALESCO conversou com a equipe criativa das escolas da Série Prata e Bronze, diretamente da Academia Brasileira de Artes Carnavalescas (ABAC), no Centro do Rio, sobre os preparativos para os desfiles de 2026.

Screenshot 20260129 151923 Gallery
Foto: Gabriel Radicetti / CARNAVALESCO

Andy Rocha, enredista da Unidos do Villa Rica, da Série Bronze, defendeu o tema do desfile da escola — “O Poeta do Sertão: João do Vale” — além de relatar a emoção de estrear na Intendente Magalhães como parte do time de criação de uma agremiação.

“O enredo traz a trajetória de João do Vale desde Pedreiras, onde ele nasceu, no sertão nordestino, até sua chegada ao Rio de Janeiro, onde suas composições foram eternizadas nas vozes de ícones da música popular brasileira, como Maria Bethânia, que gravou ‘Carcará’”, disse.

Também músico, Andy contou que, ao escutar ‘Carcará’, ficou curioso para saber quem era o compositor da canção. Foi então que descobriu João do Vale e passou a se debruçar sobre sua vida pessoal e discografia.

“Me senti pertencente à história dele, que reflete a realidade da comunidade do Tabajara e toda a desigualdade que se vive no Brasil. É um enredo popular e muito próximo do público. Toda pessoa que estiver na Intendente Magalhães vai se identificar com figuras e momentos de vida retratados”, relatou.

Ao tomar conhecimento da homenagem, a família do poeta, falecido em 1996, ficou tão feliz que o neto, Gabriel do Vale, entrou em contato com a escola e se ofereceu para contribuir com o processo criativo.

“Estamos muito felizes de, além de agradar o pessoal do Nordeste e o povo do carnaval, proporcionar esse momento à família, que é o berço onde ele deixou seus descendentes”, celebrou o enredista.

Nascido na comunidade do Tabajara, da qual a Villa Rica faz parte e onde permaneceu até os 20 anos, Andy trilhou seus primeiros passos no mundo do samba por meio do Carnaval virtual, traduzindo em linguagem gráfica e digital a riqueza plástica da maior festa da Terra.

“Fui convidado pelo carnavalesco Marco para fazer parte da comissão de carnaval, por acaso, em uma escola de samba de onde sou cria. Para mim, está sendo muita felicidade. Estou em casa. Vou lembrar disso nos próximos anos. Vai ser uma grande experiência. Já está sendo, na verdade. Estou gostando bastante”, descreveu o jovem.

Para o desfile, Andy Rocha promete conquistar a Intendente Magalhães com muita potência e cultura.

“A comunidade e o público podem esperar um desfile muito colorido, alegre, de muita festa, de muita cultura, religiosidade e, principalmente, de muita emoção. Vai ter bumba-meu-boi, tambor de crioula, entre outras manifestações culturais com as quais ele teve contato durante sua vida. Se o Brasil não deu a devida valorização a João do Vale durante sua vida, a Villa Rica tem hoje a possibilidade de fazer isso”, finalizou o artista.