InícioGrupo EspecialVelha-Guarda da Portela se emociona com homenagem a Monarco: ‘Aprendemos muito com...

Velha-Guarda da Portela se emociona com homenagem a Monarco: ‘Aprendemos muito com ele’

Portela02bSegunda escola a desfilar na segunda noite do Grupo Especial, a Portela, maior campeã do carnaval carioca, apresentou o enredo “Igi Osè Baobá”, abordando a tradicional árvore sagrada africana. No desfile, a tradicional Velha-Guarda da escola estava presente na quinta alegoria, “Ancestralidade do samba”.

No carro alegórico, além da escultura de Monarco, que faleceu ano passado, a escola trouxe imagens de tradicionais baluartes, como Natal da Portela. Além disso, os carnavalescos Márcia e Renato Lage apostaram em uma bela imunização azul para a alegoria.

Em entrevistas ao Site CARNAVALESCO, componentes da Velha-Guarda falaram sobre o sentimento de representar Monarco, no primeiro desfile da Azul e Branco sem sua presença. Carregando 48 anos de experiência na Portela, Aimoré foi taxativo ao falar sobre a importância do baluarte para a escola.

“A gente vem fazendo essa homenagem a esses grandes baluartes da Portela, a grande maioria já se foi. É um sentimento de muito orgulho, a gente tinha um sentimento muito grande por eles, aprendemos muito com eles, o Monarco principalmente e, com esse aprendizado, a gente também ensina a garotada nova, que amanhã será a Velha-Guarda. A escola está lindíssima, alegorias muito bem feitas, com brilhantismo, o samba é muito aguerrido, comunidade cantando muito e a gente vem para as cabeças”, comentou emocionado.

Portela02aOs estreantes na Velha-Guarda Luiz Antônio e Caetano, apesar da pouca experiência na ala, também enaltecem a figura de Monarco para a escola. Ansiosos pela estreia, ambos confiam no vigésimo terceiro título da Azul e Branca.

“Essa homenagem representa muita coisa para nós da Velha-Guarda da Portela, o Monarco era só nosso mestre. Eu, inclusive, nem sei como meu coração vai aguentar. A expectativa está enorme”, disse o eletricista Caetano.

“É uma honra muito grande homenagear nosso Mestre Monarco, ainda mais que, este ano, é minha estreia na Velha-Guarda da Portela. É extraordinário e espetacular. A expectativa é muito grande.”, concluiu o representante comercial Luiz Antônio.

Também muito emocionada, a costureira Dayse Linares reforçou o sentimento do portelense para com Mestre Monarco. “É muito emocionante homenagear o Monarco. Para mim, estar aqui hoje, representar estar viva porque eu poderia não estar aqui hoje, mas Deus me deu essa chance. O Monarco era um símbolo da escola e vai ser emocionante para todos representá-lo”, afirmou.

- ads-

Fábio Ricardo celebra título do Rosas e se declara para São Paulo: ‘aqui vivo arte’

Há mais de uma década, o nome de um carnavalesco em específico está em evidência nas grandes escolas de samba. Mesmo com desfiles consagrados...

Sob novo comando de mestre Vitinho, bateria ‘Cadência de Niterói’ inicia ensaios nesta quarta

Dando o pontapé inicial nos preparativos para o carnaval de 2026, a bateria "Cadência de Niterói" realizará nesta quarta-feira uma reunião do segmento e...

Sinopse do enredo da União da Ilha para o Carnaval 2026

SINOPSE Gazeta de Notícias – Notícia dos Astros – Missão RIO-HALLEY, 10. Esta sinopse funciona como um diário de bordo astronômico, registrando a passagem do...