A Unidos do Jacarezinho fez uma nova contratação para o Carnaval 2026. A agremiação rosa e branco do Jacaré que retorna à Sapucaí no próximo carnaval terá João Vitor Silveira como enredista . João atuará em parceria com o carnavalesco Bruno Oliveira no desenvolvimento e criação do enredo que homenageará o cantor e compositor, cria da comunidade do Jacarezinho, Xande de Pilares.

Foto: Ygor Gusmão/Divulgação Jacarezinho

João Vítor Silveira é ritmista, pesquisador e historiador formado pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisa o universo das escolas de samba e sua ligação com o desenvolvimento da sociedade, com ênfase no território carioca. É co-autor de livros como “Sal60 – Uma revolução em vermelho, branco e negro”, “Matriarcas do Samba Paulistano” e “Histórias da Portela: 100 anos de Glória”. No carnaval, trabalhou em escolas como Beija-Flor de Nilópolis, Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Sossego, Acadêmicos de Niterói e União de Maricá, e hoje também é pesquisador e enredista da Portela.

“Xande é um gigante da nossa cultura, do nosso samba, e poder estar envolvido nessa homenagem mais que merecida, é bom demais. E é até engraçado, pois em 2024 fui o enredista da homenagem ao Guará, primo dele, então estou começando a ficar próximo da família”, brinca o enredista. Em dupla jornada no carnaval 2026 o novo profissional garante que o desafio é gigante, porém prazeroso “Sobre conciliar, felizmente é algo que eu estou acostumado. Tanto nos anos que trabalhei na Acadêmicos de Niterói, quanto na União de Maricá, eu estava conciliando com trabalhos no Grupo Especial. O costume não faz com que seja fácil, mas tenho os referenciais para me concentrar, trabalhar com muito respeito em ambas escolas.” avisa o novo contratado.

A Unidos do Jacarezinho desfilará na sexta-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro, sendo a primeira a pisar na Sapucaí. A escola prepara para o último domingo do mês, dia 27 de julho, feijoada de lançamento oficial do enredo, com show do homenageado Xande de Pilares e participação da bateria do Salgueiro. Os ingressos já estão à venda na plataforma de vendas on-line Sympla. Para adquirir basta acessar o link https://www.sympla.com.br/evento/feijoada-do-jacarezinho/3010528?referrer=sympla.queue-it.net e garantir o ingresso antecipado.