Por Lucas Sampaio, Gustavo Mattos, Letícia Sansão e Will Ferreira

A Unidos de Vila Maria realizou neste sábado seu primeiro ensaio técnico no Sambódromo do Anhembi, em preparação para o desfile no Carnaval 2026. O início dos trabalhos foi marcado pelo alto nível técnico da evolução e pela irreverência dos componentes ao longo de todo o treinamento, encerrado após 51 minutos de travessia pela Passarela do Samba. A Mais Famosa será a segunda escola a desfilar no dia 16 de fevereiro pelo Grupo de Acesso I, com o enredo “Do chão que alimenta à culinária que encanta: Brasil, um banquete de sabores”, assinado pelo carnavalesco Vinicius Freitas.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

vilamaria et26 9
Fotos: Will Ferreira/CARNAVALESCO

Se a proposta para o dia do desfile oficial é apresentar a gastronomia brasileira, a entrada dessa refeição foi servida no primeiro ensaio da Vila Maria com louvor. Mesmo com o pequeno atraso no cronograma para a abertura dos portões, a escola mostrou leveza e segurança desde o primeiro quesito até o último elemento a concluir sua travessia pelo Sambódromo. Um tempero caprichado, digno de uma comunidade que sabe a força que tem e que promete um prato principal farto no desfile oficial, para desfrutar de uma doce sobremesa na terça de carnaval.

COMISSÃO DE FRENTE

vilamaria et26 6

O treinamento começou com a banca de feirantes da comissão de frente desenvolvida pela coreógrafa Taiana Freitas. Em uma apresentação dividida em dois atos, um protagonista caracterizado como um senhor idoso aparentava ser o cliente da feira, que interagia com as bancas e as dançarinas que por elas bailavam, em referência à brasilidade espalhada pelo mundo por Carmen Miranda. Uma criança sai de uma das bancas e passa a interagir com o idoso, as dançarinas e os feirantes, elevando a doçura do agradável início de desfile da Vila Maria.

Um ponto interessante é que, no segundo ato dessa coreografia, as bancas são juntadas e viradas para um dos lados da Avenida e, na segunda vez em que fizeram tal movimento, viraram-se para o outro lado, mostrando dinamismo e a caracterização dos elementos alegóricos como parte do cenário do quesito. Toda a apresentação ocorreu sem erros aparentes, mostrando que o quesito está em preparação avançada para desfilar no domingo de carnaval.

MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Kadu e Camila Moreira superaram os ventos desafiadores do início do ensaio para realizar uma boa estreia na Avenida com o conjunto geral da Vila Maria. O primeiro casal da escola mostrou leveza e boa sincronia de movimentos ao longo de todo o treinamento, sendo, assim, um sinal positivo para as pretensões da Mais Famosa no Carnaval 2026.

vilamaria et26 11

“A gente está trabalhando desde maio. Conseguimos executar muito bem, graças a Deus, a gente veio sem erro nenhum. Foi um ensaio muito positivo. A escola também veio muito bem, cantando muito. Estamos muito felizes com o resultado que a gente entregou hoje”, disse o mestre-sala.

“A avaliação do ensaio hoje é totalmente satisfatória. A gente saiu com aquele sentimento de felicidade. Sabemos que entregamos o melhor que a gente podia entregar hoje”, completou a porta-bandeira.

HARMONIA

Um dos pontos de maior destaque do ensaio da Vila Maria, a harmonia surpreendeu do início ao fim. Alegria e leveza estavam explícitas no cantar e na expressão dos componentes, que chegaram até o quarto módulo esbanjando bom humor e sabendo cantar o samba da escola. O alto nível do quesito destoou não apenas em relação a anos anteriores, mas também do esperado geral de qualquer escola em um primeiro ensaio técnico no Anhembi. Certamente, a comissão de harmonia da “Mais Famosa” saiu feliz com o que viu do quesito.

vilamaria et26 8

“Daqui do carro de som, principalmente da onde eu fico, é muito difícil eu ter uma percepção, mas eu percebi bem na hora do recuo, aonde eu consigo realmente ver a escola, achei que estava cantando bastante, bastante alegria, acho para o próximo ensaio vai ser melhor, no segundo ensaio vai ser melhor. Pode melhorar a alegria, porque eu não sei se é o nervosismo do primeiro ensaio, o povo estar meio tenso, acho que a alegria tem que extravasar mais. Espero que a Vila Maria seja campeã, é isso que eu espero, campeã do Acesso 1 e volte para o Grupo Especial que é o lugar dela e nunca deveria ter saído”, afirmou o intérprete Clayton Reis.

vilamaria et26 7

EVOLUÇÃO

A Vila Maria contou com um contingente numeroso, mesmo em um período do mês em que muita gente ainda está aproveitando as férias. A sensação transmitida foi a de que os componentes viraram o ano ensaiando, pois a evolução foi constante, compacta e sem nenhuma pressa e, mesmo assim, fecharam o ensaio com tempo de sobra no cronômetro, iniciado assim que a escola começou a passar pela Avenida. A técnica apurada mostrou ser um elemento de desequilíbrio positivo para algumas escolas em 2025 e pode ajudar a Mais Famosa a buscar o retorno ao Grupo Especial.

vilamaria et26 3

“De verdade, nós estamos muito felizes e chegamos no nosso primeiro objetivo. Tem muita coisa para trabalhar ainda. Mas quem assistir vai ver que a gente já está no objetivo e vamos fazer um lindo carnaval, se Deus quiser. A escola está bem preparada. Hoje todo mundo viu a alegria do povo. Acho que o importante é essa alegria. Hoje é aniversário da escola, um dia de festa, mas uma festa com responsabilidade. É um carnaval gigantesco, bonito, e com muito requinte. É um carnaval que vocês vão amar”, garantiu Queijo, diretor de carnaval.

vilamaria et26 2

SAMBA

O samba da Vila Maria para o Carnaval de 2026 segue uma receita tradicional que costuma garantir um bom resultado em desfile, e o que se viu no Anhembi foi uma ala musical bem treinada, sob o comando do intérprete Clayton Reis. O samba manteve boa linearidade de andamento ao longo de toda a Avenida, e isso se refletiu no canto constante dos componentes.

vilamaria et26 1

OUTROS DESTAQUES

Carmen Miranda foi bem representada no Anhembi por meio da fantasia da rainha da bateria “Cadência da Vila”, Nathany Piemonte. A passista mostrou muito samba no pé e interagiu constantemente com o público, abrilhantando a apresentação dos ritmistas da Vila Maria. Estreando na escola, o mestre Marcel Bonfim demonstrou que conta com a confiança de seus comandados e engrandeceu o ensaio com bossas criativas e boa sintonia com a ala musical, fechando o banquete da Mais Famosa com requinte equiparável ao da alta gastronomia brasileira.

vilamaria et26 13

vilamaria et26 12 vilamaria et26 10 vilamaria et26 5 vilamaria et26 4