A Unidos de Vila Isabel divulgou, neste domingo, a primeira imagem oficial de uma das fantasias que estarão na Avenida durante o desfile da escola, na terça-feira, 17 de fevereiro. A fantasia apresentada destaca os personagens Colombina e Arlequim e integra um conjunto de 60 fantasias que compõem uma das alas do desfile da azul e branca de Noel. A criação faz referência direta à importância musical de Heitor dos Prazeres para os carnavais de rua da cidade do Rio de Janeiro, exaltando sua contribuição para a cultura popular e para a história do samba.

fantasia vila2026
Foto: Ademir Júnior/Divulgação Vila Isabel

Entre as obras eternizadas pelo compositor está a marchinha “Pierrô Apaixonado”, parceria com Noel Rosa, o eterno Poeta da Vila, cuja ligação afetiva e artística com a escola inspira o desenvolvimento do enredo.

O grande bloco idealizado pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora contará com mais de 200 componentes, todos vestindo fantasias marcadas por cores vibrantes, alegria e um clima de nostalgia, celebrando a memória musical e o espírito dos antigos carnavais de rua.

Em 2026, a Vila Isabel levará para a Marquês de Sapucaí o enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”, desenvolvido por Gabriel Haddad e Leonardo Bora, com pesquisa de Vinicius Natal. O tema presta tributo à arte, à ancestralidade e ao samba, celebrando a memória de Heitor dos Prazeres, um dos grandes ícones da cultura popular brasileira. Com uma proposta estética e narrativa potente, a escola promete um desfile que une memória, emoção e identidade, em busca de mais um capítulo vitorioso de sua história.