A Unidos de Padre Miguel está com inscrições abertas para sua escolinha de percussão e bateria mirim, um projeto social e cultural voltado à formação de novos ritmistas e à promoção da cultura do samba entre crianças e jovens da comunidade.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

mestres upm mirim
Foto: Divulgação/UPM

As aulas são gratuitas e acontecerão todas as quintas-feiras, a partir do dia 29/05, das 19h às 21h, na quadra da escola. Os participantes poderão aprender a tocar instrumentos essenciais da bateria, como cuíca, tamborim, chocalho, caixa, repique e surdos. As inscrições seguem abertas até o dia 26 de maio e podem ser feitas diretamente pelo WhatsApp, no número (21) 98034-5067. Podem participar crianças a partir dos 7 anos, adolescentes e adultos.

O projeto marca também o lançamento oficial da bateria mirim da Unidos de Padre Miguel, idealizada por Mestre Laion, atual responsável pela bateria “Guerreiros” da Unidos, e tem como objetivo formar, desde cedo, os ritmistas que futuramente integrarão a bateria oficial da escola.

“Esse projeto é um sonho antigo. Sempre quisemos ampliar nosso trabalho para além da avenida, oferecendo oportunidade e formação para as crianças da comunidade. A bateria mirim vai muito além da música: é cidadania, disciplina, alegria e pertencimento. É de onde sairão os futuros guerreiros da nossa bateria”, afirma mestre Laion.

Como símbolo do sucesso da escolinha e da força da comunidade, a agremiação anuncia o jovem Gustavo, de 19 anos, como o primeiro mestre da Bateria Mirim. Cria do bairro, ele iniciou sua trajetória na escolinha de percussão em 2019, ingressou na bateria oficial um ano depois, aos 14 anos, e hoje assume o desafio de liderar e inspirar os novos talentos.

“Comecei aqui pequeno, aprendendo aos poucos, e me apaixonei pela percussão. Ter sido escolhido como mestre da bateria mirim é uma honra enorme. Quero ajudar outras crianças a descobrirem esse amor e seguirem o mesmo caminho que eu”, declara Gustavo.