A Unidos de Padre Miguel apresentou duas fantasias para o Carnaval de 2025. Em 2025, a Unidos de Padre Miguel será a primeira escola a desfilar no Grupo Especial, trazendo à Marquês de Sapucaí uma narrativa que destacará a importância de Iyá Nassô e da Casa Branca na preservação do candomblé no Brasil, através do enredo Egbé Iyá Nassô, desenvolvido pela dupla de carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

A primeira fantasia é intitulada “Cultos Domésticos a Xangô, a escolha desta data especial não é por acaso; ela coincide com a tradicional festa de Xangô, celebrada no terreiro da Casa Branca do Engenho Velho, em Salvador, um dos principais homenageados do enredo da Vermelha e Branca da Zona Oeste.

ala upm2
Fotos: Fausto Ferreira/S1 Fotografia e Comunicação

A fantasia da ala 16 simboliza os cultos a Xangô que, diante de um intenso período de opressão política e religiosa, precisavam ser realizados dentro dos lares, longe dos olhares repressores. Naquela época, os filhos de Iyá Nassô, precursora do candomblé no Brasil e uma das homenageadas no enredo, mantinham viva a devoção ao orixá, praticando os rituais em suas casas, preservando sua fé de maneira discreta.

De acordo com os carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato, a fantasia representa a resistência cultural e religiosa, destacando a importância de Xangô e o papel de Iyá Nassô na preservação do candomblé no Brasil.

A segunda fantasia é da ala 03 e representa a “Realeza de Ketu”. Na sagrada Casa Branca do Engenho Velho, resplandece o Candomblé Ketu, cujas raízes ancestrais foram semeadas pelas mãos divinas de Iyá Nassô, em comunhão com suas irmãs espirituais vindas da cidade de Ketu. Iyá Adetá e Iyá Akalá atravessaram o oceano, trazendo consigo o poder e a sabedoria dos seus ancestrais. A realeza de Ketu chegou ao Brasil carregando no peito a liberdade e a resistência de um legado imortal!

ala upm

𝑭𝒊𝒄𝒉𝒂 𝑻é𝒄𝒏𝒊𝒄𝒂
Carnavalescos: Alexandre Louzada e Lucas Milato
Direção de Carnaval: Cícero Costa e Lara Mara
Texto: Clark Mangabeira e Victor Marques
Fotos: Fausto Ferreira / S1 Fotografia e Comunicação
Coordenadores de Protótipos: Anderson Alves, Edmo Cabral e Ronny Morays
Costura e Modelagem: Dailze
Maquiagem: Tiago Costa
Modelos: Henrique Lameiras, Reinaldo Sorriso e Iaffa de Paula