InícioIntendenteUnidos de Lucas mostra na Intendente uma versão teatral e envolvente de...

Unidos de Lucas mostra na Intendente uma versão teatral e envolvente de ‘O Auto da Compadecida’

Por Ana Júlia Agra

A Unidos de Lucas trouxe para a Avenida, no último domingo, uma versão carnavalesca da obra de Ariano Suassuna, mesclando a literatura de cordel, a adaptação da obra para o cinema, religiosidade e cultura. A apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ewerton Anchieta e Alana Couto, emocionou com a homenagem através da fantasia de Alana, que representava a padroeira do Brasil.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

lucas desfile2025 2
Fotos: S1 Comunicação/CARNAVALESCO

Comissão de frente

A dupla formada por Daniel Ferrão e Léo Torres usou um elemento móvel, maquiagem artística, máscaras e referências a adaptação cinematográfica da obra de Ariano Suassuna, encantando e cativando jurados e público presentes. A teatralização da coreografia desenvolvida para a comissão de frente foi uma grata surpresa, que introduziu fielmente o que viria a seguir para ser apresentado pela escola.

Mestre-sala e Porta-bandeira

O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Ewerton Anchieta e Alana Couto, apresentou uma dança tradicional e cadenciada, com movimentos suaves e elegantes. A coreografia leve e delicada buscava trazer a doçura de Nossa Senhora Aparecida, representada através da fantasia da porta-bandeira.

A conexão da dança do casal, o entrosamento e o uso da representação de uma figura tão marcante para o contexto do enredo na fantasia de Alana trouxe a fácil identificação para o público do que a escola se propôs a retratar em seu desfile.

lucas desfile2025 1

Harmonia e Samba

A harmonia da escola se destacou pelo canto da comunidade, ora mais tímidos, ora mais intensos, mas presentes por todo desfile. Um samba que fluiu bem e contagiou componentes e a arquibancada.

O intérprete Vinny Machado conduziu a escola de forma satisfatória, conseguindo um bom entrosamento com a bateria comandada por mestre Celsinho; que trouxe agogôs ritmados, buscando representar o tom típico das músicas características do regionalismo nordestino.

Evolução

A Unidos de Lucas não apresentou problemas evidentes de evolução, tampouco buracos visíveis ou correria. Conseguiu evoluir pela Passarela Popular sem problemas ou polêmicas. O samba funcionou, a escola evoluiu bem e encerrou seu desfile dentro do tempo regulamentar.

- ads-

Iza conta ao CARNAVALESCO que está mais madura e diz: ‘disposta a entregar tudo o que a escola merece’

Iza retoma sua posição como rainha de bateria da Imperatriz Leopoldinense, retornando à realeza do samba mais madura e celebrando sua nova fase como...

Iza retorna ao posto de Rainha de Bateria da Imperatriz Leopoldinen

Ela está de volta! O Carnaval 2026 promete o reencontro da cantora Iza com a comunidade da Imperatriz Leopoldinense. Nove vezes campeã do Carnaval...

Mestre Fuskão segue na Imperador do Ipiranga

A agremiação da zona sul anunciou a renovação do mestre Renato Fuskão para o Carnaval 2026. O comandante da “Só Quem É” estreou no...