InícioGrupo EspecialUnidos da Tijuca terá dupla de diretores de carnaval para o Carnaval...

Unidos da Tijuca terá dupla de diretores de carnaval para o Carnaval 2026

Fernando Costa e Elisa Fernandes comandarão o segmento

Mudanças na Unidos da Tijuca. A amarelo ouro e azul pavão do Morro do Borel terá para o Carnaval 2026 uma dupla de diretores de carnaval. Fernando Costa e Elisa Fernandes trabalharão juntos rumo ao próximo desfile.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

fernando elisa
Foto: Divulgação/Unidos da Tijuca

Descendente de portugueses, Fernando Costa está no samba desde os tempos de criança. Fascinado por instrumentos musicais, sobretudo os de percussão, em 1988, começou a frequentar, na companhia de amigos, os ensaios da Unidos da Tijuca. Em pouco tempo, passou a pertencer ativamente à família tijucana, quando, por três anos seguidos, desfilou na bateria, tocando caixa. Dali em diante, estreitou relações com outros segmentos da escola, até que, em 2000, foi convidado pelo presidente Fernando Horta a fazer parte da harmonia da agremiação. Fernando Costa levou a sério a função que assumiria no carnaval carioca, sendo convidado, em 2006, a comandar a Harmonia do Salgueiro, fato que o fez encarar o trabalho no samba como profissão. De volta à Unidos da Tijuca, comandou o Departamento de Harmonia, no Carnaval campeão de 2010, no vice-campeonato de 2011 e no campeonato de 2012, consagrando-se campeão como diretor de carnaval no Carnaval de 2014. A determinação e a dedicação são as principais marcas do seu trabalho em busca de mais um título para escola de samba da comunidade do Borel.

Elisa Fernandes é jornalista, cantora, compositora e empresária do ramo da música. Com mais de 20 anos de experiência no setor cultural, atuou como diretora de Carnaval da União de Jacarepaguá na Série Prata do carnaval carioca. Na última década, atuou na direção de alegorias da Portela.

“Estou me preparando há 15 anos para esse momento, estudando, me dedicando e adquirindo cada vez mais experiência no carnaval. Há três anos, venho conversando com o presidente Fernando Horta, pois já me sentia pronta para assumir essa responsabilidade. Quero destacar e agradecer a confiança do presidente, que sempre teve esse olhar atento pra novos talentos. Ele mantém essa tradição ao apostar em uma mulher para um setor historicamente comandado por homens. Sei do tamanho desse compromisso e estou pronta para contribuir para que a Unidos da Tijuca siga seu caminho de conquistas. Trabalhar com o Fernando Costa, amigo que já conheço há muitos carnavais, irá fortalecer ainda mais o trabalho”, aponta a nova diretora.

Segundo casal é dispensado

A Unidos da Tijuca para o Carnaval 2026 não contará com o segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Diego Jenkins e Thainá Teixeira na defesa do segundo pavilhão tijucano.

Recém chegado, Diego Jenkins estreou na Unidos da Tijuca no Carnaval 2025, já Thaina Teixeira defendia o segundo pavilhão desde 2024, ambos apostas do presidente Fernando Horta aos novos talentos do carnaval.

“A Unidos da Tijuca agradece a dupla pela dedicação ao longo desse tempo e deseja que os profissionais trilhem novos caminhos de vitória no carnaval carioca”.

- ads-

Inocentes de Belford Roxo anuncia intérprete Ito Melodia

"Inocentes, escola do meu coração e de vocês também! Segura a marimba, caramba!" Esse é o grito de guerra que a partir de hoje,...

Viradouro segue líder do ranking da Liesa

A Viradouro segue na liderança do ranking da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) após o Carnaval 2025. A Liga leva em consideração...

Capitão Guimarães revela que Manual do Julgador será reformulado: ‘carnaval está deixando de ser prático para ser teórico’

Em participação no podcast "Só se for agora", de Jorge Perlingeiro, na última segunda-feira, o ex-presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa),...