Por Ana Júlia Agra
A Unidos da Barra da Tijuca levou à Passarela Popular do Samba, no último domingo, na Intendente Magalhães, um desfile que trouxe a paixão pelo carnaval sendo revisitada através de grandes desfiles que já passaram pela Apoteose. Sua comissão de frente apresentou alusões e homenagens a grandes desfiles e suas escolas. A apresentação do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Paulo Barbosa e Maura Luiza, foi cativante. A escola apresentou alguns problemas de harmonia e evolução, com buracos, componentes que não ecoavam o samba, teve alguns problemas com suas fantasias na ala de baianas e alguns componentes descalços. Contudo, fechou dentro do tempo regulamentar e apresentou a ideia contida em seu samba-enredo.
Comissão de frente
Walber Valentini, coreógrafo da comissão da azul e verde da Zona Oeste, foi o responsável pela apresentação que trouxe referência à comissão campeã da Tijuca; “É Segredo”, com uma coreografia carismática e repleta de homenagens as escolas campeãs através da fantasia de seus componentes do sexo masculino. Também fez uso da ilusão de ótica e efeito pirotécnico.
Mestre-sala e Porta-bandeira
O casal de mestre-sala e porta-bandeira, Paulo Barbosa e Maura Luiza, apresentou uma dança tradicional e cadenciada, com movimentos suaves e sincronizados, mostraram conexão e intimidade, no entanto pouco vigor e entusiasmo em seus movimentos. A fantasia do casal não foi tão luxuosa quanto outras escolas da noite apresentaram.
Harmonia e Samba
A harmonia da escola poderia ter desenvolvido melhor o canto tímido de seus componentes; nas alas coreografadas o canto fluía melhor, principalmente em partes que faziam alusões à sambas icônicos e que tinham gestos contidos em sua coreografia; como “Sassaricando” na comissão de frente.
O intérprete Alex Ribeiro soube conduzir o samba intitulado como “Sapucaí – Uma viagem em 4 tempos”, com maestria, levando animação e fácil contágio para o público presente, mesmo com os problemas apresentados no som da Intendente Magalhães durante a noite. A bateria encaixou perfeitamente com o samba leve, animado e envolvente.
Evolução
Apresentou desorganização e correria para não estourar o tempo, deixando buracos visíveis, principalmente próximos ao terceiro e quarto módulo de jurados. A direção de harmonia entrou em ação tentando acalmar os componentes para que pudessem recompor sua posição ideal e encerrar o desfile dentro do tempo, mas com calma e suas alas devidamente preenchidas.