Quase dois meses após anunciar o samba-enredo composto por Moacyr Luz e por Fred Camacho, a União do Parque Acari gravou oficialmente a faixa para o disco da Liga-RJ. Com o enredo “Cordão de Prata – O retrato musical do Povo”, desenvolvido pelo artista Guilherme Estevão, os intérpretes Leozinho Nunes e Tainara Martins conversaram com a equipe do CARNAVALESCO.

acari gravacao25 2
Fotos: Gabriel de Souza/CARNAVALESCO

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

Os cantores irão repetir a parceria de sucesso, iniciada no último carnaval, no próximo desfile. Desse modo, Tainara Martins teceu elogios ao seu companheiro de canto. “O Leozinho é mais do que um parceiro de canto, é um irmão. Ele é um cara sensacional que me ensina muito e, com certeza, com as poucas que eu sei, também o ensino”, disse.

tainara acari

A escola é uma das poucas agremiações, no Rio de Janeiro, que possui uma mulher no comando do carro de som. Sobre isso, Tainara avaliou a responsabilidade em ser uma referência. “É uma eterna emoção, porque eu, como mulher, posso representar tantas outras que não têm a oportunidade que tenho. É sempre motivo de muito alegria estar cantando, seja no ensaio técnico, ou seja, no estúdio, pois é algo que amo. É uma responsabilidade enorme, mas com todo o empenho e vontade que tenho em mostrar o meu trabalho, acaba sendo maravilhoso”.

Leozinho Nunes ressaltou a potência do samba-enredo sobre o violão. A ideia para o desfile de 2025 é mostrar o caminho do instrumento musical desde uma ferramente das elites até se tornar objeto fundamental na cultural popular, compartilhada por diversos povos.

“Eu tenho a maior alegria em cantar esse samba, porque tenho certeza que será um dos maiores da nação acariense. É uma grande responsabilidade nossa em cantar um samba que fala sobre o violão”.

leozinho acari

Diretora confiante no trabalho do carnavalesco

A diretora de carnaval Cida Lima esteve presente no estúdio em Marechal Hermes. Presença forte na comunidade do Acari, ela nos fala sobre o que podemos da escola para o desfile em 2025.

“Nós estamos com um projeto legal do carnavalesco Guilherme Estevão. Ele é fera no trabalho, então impressionar muito mais do que o último carnaval. Como foi a primeira vez, todo mundo achou que a Acari poderia vir abaixo, mas o nosso desfile foi bom e os nossos carros estavam bacanas. Acredito que iremos surpreender ainda mais”.

Mestres focados

A escola também aposta em outra parceria para conquistar o acesso ao Grupo Especial, desta vez, focado nos mestres de bateria Daniel Silva e Erik Castro. Os dois dividem o comando da bateria “Fora de Série” que, em 2024, conquistou duas notas 10 e um 9,9. Para o próximo desfile, Erik falou quais foram os pontos fortes usados na faixa. “Fizemos uma bossa, mas temos surpresas guardadas. Nós utilizamos o andamento 142, que é tanto confortável para a bateria quanto para os cantores”.

acari gravacao25 1

Além disso, ele revelou quais os sentimentos em estar com o mestre Macaco Branco, produtor do álbum, no segundo ano de gravação para a Liga-RJ. “É para agradecer o carinho e a paciência que todos os envolvidos têm com a gente. Mais um ano com o mestre Macaco Branco no comando, o que fica ainda mais confortável”.

Daniel Silva ecoou as palavras do parceiro no término da gravação. “A sensação é de dever cumprido. Agora é trabalhar bastante para chegar no ensaio técnico e no desfile firmes. É ensaiar bastante para fazer o melhor trabalho”.

Em 2025, a União do Parque Acari irá se apresentar no sábado de carnaval, segundo dia de desfiles da Série Ouro, sendo a segunda escola a cruzar a Marquês de Sapucaí.